fbpx

Conexão Biomas é a exposição de junho na Pinacoteca da AJURIS

Conexão Biomas é a exposição de junho na Pinacoteca da AJURIS

A Pinacoteca da Associação dos Juízes do RS (AJURIS) realizou nesta segunda-feira (5/6) a exposição Conexão Biomas, assinada pela artista Jeannine Krischke. As obras são inspiradas em fotografias de espécimes e cenários oriundos da Mata Atlântica, da Amazônia, do Pampa e do Cerrado, em homenagem à Semana Mundial do Meio Ambiente, que ocorre de 5 a 9 de junho.  A visitação está disponível de segunda a sexta-feira, das 14h às 19h, no saguão do Foro Central II, em Porto Alegre.

A artista, com o suporte de ferramentas digitais, contrastes cromáticos e sobreposições, cria artes em tecidos transformados em roupas para valorizar a moda sustentável, que exaltam a riqueza da biodiversidade brasileira. As obras são aplicadas em superfícies produzidas a partir do reaproveitamento de materiais. Além disso, exibidos ao lado dos módulos alveolares de estamparia, os vestíveis, uma marca de Jeannine, são concebidos como “arte em movimento”. “Gosto de pensar que meus vestíveis ampliam as possibilidades da educação patrimonial e ambiental, pela circulação inusitada e imprevisível que eles têm, considerando seus múltiplos usos e públicos”, afirma Jeannine. 

Jeannine Krischke é artista têxtil, com participação em mais de 70 exposições em diversos países, como Áustria, Bélgica, Espanha, França, Portugal e Reino Unido. Sua poética enfatiza a valorização e a preservação do patrimônio arquitetônico, artístico, ambiental e a memória, trajetória laureada com dez prêmios.

O lançamento da exposição contou com a presença do vice-presidente Cultural da AJURIS, Daniel Neves Pereira, da diretora do Departamento Cultural, Madgéli Frantz Machado, e da diretora do Foro de Porto Alegre, Alessandra Abrão Bertoluci.