fbpx

Concurso de redação premia alunos de escolas públicas gaúchas

Concurso de redação premia alunos de escolas públicas gaúchas

Estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais podem participar da primeira edição do concurso de redação da Associação dos Juízes do RS (AJURIS). A iniciativa, que oferece mais de R$ 10 mil em prêmios para primeiros colocados, visa aproximar os adolescentes do trabalho dos juízes e juízas gaúchos. Inspirados pelo tema “Onde Está a Justiça em Sua Vida?”, os jovens poderão inscrever seus textos do dia 22 de agosto a 30 de setembro, até às 17h. 

A participação no projeto deve ser feita por meio de um coordenador da instituição de ensino, que poderá inscrever até três alunos. Segundo a juíza de Direito Samyra Remzetti Bernardi, uma das coordenadoras do concurso, a iniciativa busca estimular a discussão sobre a justiça e o conceito de justo no dia a dia. “A Justiça não está restrita à instituição do Poder Judiciário e ao Direito em si, os próprios conceitos de Justiça e do que é justo são objetos de estudo da filosofia há séculos. Esperamos que em suas redações os alunos reflitam sobre situações de justiças e injustiças nas suas vidas causadas por eles ou por terceiros, sejam em suas relações na escola, na família ou na comunidade onde vivem.”, afirma.

Os trabalhos serão analisados pela Comissão Julgadora da Associação, que avaliará quesitos como coesão a proposta indicada, criatividade, clareza e ortografia. O concurso premiará os três melhores trabalhos, sendo o primeiro lugar com um notebook, o segundo com um tablet e o terceiro com um smartphone. A instituição de ensino do estudante classificado no topo do ranking receberá um computador desktop. O resultado será divulgado no dia 4 de novembro pelo site da entidade.

Os textos enviados devem conter de 25 a 30 linhas e estar na modalidade dissertativo-argumentativo, escritos a próprio punho com letra legível na folha timbrada disponibilizada pela AJURIS. Os trabalhos também deverão ser enviados ao e-mail cultural@ajuris.org.br, com o assunto Concurso de Redação AJURIS e, no corpo do e-mail, informações como o nome da instituição de ensino, endereço e nome do coordenador. Nos anexos, precisam constar a ficha de inscrição, a folha de redação e o termo de autorização dos pais ou responsável.  O projeto conta com o apoio do Sicredi AJURIS.

Edital 2022

Ficha de inscrição

Termo de autorização dos responsáveis

Folha timbrada