05 out Comarca de Ivoti promove 2ª edição de curso educativo para usuários de drogas
Nesta segunda-feira (5/10), o Salão do Júri da Comarca de Ivoti será palco de uma atividade diferente, uma ação para conscientizar sobre o uso de drogas. Em uma iniciativa coordenada pelo juiz de Direito Adriano Parolo, o local recebe pela segunda vez o curso educativo para usuários de drogas surpreendidos pela Brigada Militar com posse de entorpecentes.
A iniciativa consiste na apresentação dos envolvidos no flagrante em uma audiência preliminar, ocasião em que ocorre a oferta de transação penal ou do benefício da suspensão condicional do processo. Caso seja aceita, os usuários são chamados para participar do curso ministrado por psicólogos, psiquiatras e terapeutas do CAPS de Ivoti.
Após a participação dos envolvidos na atividade, os termos circunstanciados são arquivados como transação realizada e cumprida. No caso das suspensões, que dependem do prazo de dois anos e o cumprimento de outros critérios, a condição da assistência a curso educativo contra as drogas será dada como cumprido, permanecendo as demais para serem efetuadas.
De acordo com o magistrado Adriano Parolo, o curso desta segunda-feira contará com a participação de dois assistentes sociais, sendo um deles ex-dependente, que atuam em comunidades terapêuticas de Novo Hamburgo. “Além de explicarem os prejuízos do uso de entorpecentes, eles divulgarão os locais de tratamento disponíveis nas cidades do entorno da Comarca”.
Conforme Parolo, a divulgação da primeira edição do curso permitiu que algumas pessoas tivessem acesso aos serviços e se disponibilizassem a fazer o tratamento.
A proposta da Vara Judicial da Comarca de Ivoti é dar sequência à iniciativa, com a realização de um curso educativo para usuários de drogas por semestre.
O magistrado já falou sobre o projeto ao programa Juízes em Ação. Ouça a íntegra AQUI.
Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
(51) 3284.9107
imprensa@ajuris.org.br