fbpx

Ciclo de palestras com visitas guiadas promove encontro entre magistrados e público

Ciclo de palestras com visitas guiadas promove encontro entre magistrados e público

Na manhã de quinta-feira (5/10), a juíza de Direito Sonáli da Cruz Zluhan realizou o terceiro encontro do ciclo de palestras Imagens do Cárcere, organizado pela AJURIS, em parceria com o Memorial do Judiciário do RS, no Palácio da Justiça (Praça Marechal Deodoro, 55), em Porto Alegre. O objetivo é promover a aproximação entre o público e magistrados que vivenciam, no dia a dia da jurisdição, a realidade do sistema carcerário do Estado.

O ciclo de palestras, que conta com visitas guiadas à Exposição Fotográfica 20 Anos do Presídio Central, começou no dia 27 de setembro, também com conversa entre a magistrada Sonáli e os presentes. Na tarde do dia 28 de setembro foi a vez do juiz de Direito Sidinei José Brzuska falar sobre sua experiência com o público.

Ainda restam duas oportunidades para participar da iniciativa. Na próxima segunda-feira (9/10), às 9h30, haverá palestra com o magistrado Paulo Augusto Oliveira Irion, e no dia 16 de outubro, também às 9h30, o ciclo de palestras Imagens do Cárcere encerra com a participação da juíza Patrícia Fraga Martins.

Com entrada gratuita, as vagas são limitadas. Para participar, é preciso agendar diretamente com o Memorial do Judiciário pelo telefone (51) 3210.7176 ou pelo e-mail memorial@tjrs.jus.br. Também serão disponibilizados certificados de participação.

A mostra, que está montada no Palácio da Justiça, apresenta a realidade da superlotação dos presídios e da violação dos direitos humanos da maior cadeia do Estado. Além das visitas guiadas, é possível acessar a exposição até o dia 20 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

A exposição conta com 84 fotos do juiz da Vara de Execuções Criminais Sidinei Brzuska e do acervo do magistrado Marco Antônio Bandeira Scapini, falecido em 2014, feitas pelo fotógrafo Marco Aurélio Couto. A partir das imagens, os visitantes são conduzidos pelas galerias e estruturas do prédio, mostrando a degradação do local ao longo das duas décadas de interdição.

Fotos: Memorial do Judiciário

 

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
(51) 3284.9120
imprensa@ajuris.org.br