fbpx

Cejusc do Cidadão online recebe prêmio da OAB-RJ

Cejusc do Cidadão online recebe prêmio da OAB-RJ

O projeto Cejusc do Cidadão on-line, do Tribunal de Justiça do RS (TJRS), recebeu o Prêmio Nacional Cultura da Paz 2021, concedido pela Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional do Rio de Janeiro (OAB-RJ). A iniciativa gaúcha é uma plataforma digital que propõe resolver conflitos do Judiciário por meio de audiências online. O projeto foi classificado na categoria Inovação em Solução de Conflitos. A premiação virtual foi realizada nesta segunda-feira (21/2).

Coordenado pelo juiz de Direito Marcelo Malizia Cabral, o projeto tem como intuito facilitar o acesso dos cidadãos rio-grandenses à Justiça. Lançado em 2020, durante o auge da pandemia, o sistema propõe solucionar problemas cotidianos, como cobrança de dívidas, revisão de contratos, reclamações de consumidores, contratação de serviços e assuntos ligados à área da família. “Nesse período, tivemos vários casos atendidos e muitos acordos. É uma ferramenta para facilitar o acesso à Justiça, mais uma porta. Receber esse reconhecimento é motivo de orgulho, concorremos com muitos projetos do Brasil inteiro e ficamos em primeiro lugar”, comemora Cabral.

Desenvolvido no Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos do TJRS, a plataforma também permite que as pessoas façam pedidos de conciliação de forma online, com sessões agendadas em até 30 dias. O projeto conta com uma equipe de 100 profissionais, divididos nas funções de conciliadores e mediadores que atendem usuários de todo o Estado. A estimativa do Núcleo é que a visibilidade por meio do prêmio sirva de inspiração para novas iniciativas voltadas à população na área da Justiça.

Conheça o portal aqui.