fbpx

Cartilha reúne informações básicas para ajudar no processo de reinserção social de liberados condicionais

Cartilha reúne informações básicas para ajudar no processo de reinserção social de liberados condicionais

No dia 12 de maio, às 16h, no hall da Escola da AJURIS, o juiz de Direito Luciano André Losekann, da Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas (VEPMA) de Porto Alegre, lança oficialmente a cartilha “Os 100 primeiros dias em liberdade”. A publicação foi criada a partir da experiência com o Programa Voltar a Confiar, desenvolvido com apenados em liberdade condicional e suas famílias de forma pioneira em Porto Alegre. A cartilha  reúne as informações básicas necessárias para que os condenados que ganham o direito de cumprir parte da pena em liberdade se orientem no processo de reinserção na sociedade.

O magistrado conta que o Programa Voltar a Confiar é baseado em projeto similar desenvolvido pelo Centro de Estudios de Seguridad Ciudadana (CESC) da Universidad de Chile, mas foi adaptado às necessidades locais. Em Porto Alegre, a iniciativa é desenvolvida pela VEPMA desde junho de 2015. “No ano de 2016, foram atendidos 156 liberados condicionais e seus familiares. Todos são convidados a participar de círculos restaurativos de construção de paz, com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares e comunitários”, explica Losekann, acrescentando que essas pessoas são encaminhadas para programas de geração de trabalho e renda, educação, formação profissional e empreendedorismo durante o prazo máximo de quatro meses. “Os mais assíduos recebem, ao final de cada mês, uma cesta básica de alimentos, destinada à família, fornecida pela Defesa Civil do Estado”, relata ele.

O nome da cartilha, “Os 100 primeiros dias em liberdade”, se refere ao período considerado crítico para a reinserção social de um apenado. Esta primeira edição teve tiragem de mais de 2 mil exemplares e foi editada pelo Departamento de Artes Gráficas do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, tendo baixo custo de produção e impressão. Será lançada oficialmente agora, mas já vem sendo distribuída desde novembro de 2016 entre os liberados condicionais que participam do Programa Voltar a Confiar.

Serviço:
O que: Lançamento oficial da cartilha “Os 100 primeiros dias em liberdade”
Onde: Escola da AJURIS (Celeste Gobbato, 229 – Praia de Belas), em Porto Alegre
Quando: 12 de maio (sexta-feira)
Horário: 16h