fbpx

Candidatos à Presidência do TJRS apresentam propostas de administração

Candidatos à Presidência do TJRS apresentam propostas de administração

Como já é tradição nos Congressos promovidos pela Associação de Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS), uma parte da tarde do primeiro dia do encontro foi reservada ao encontro entre os desembargadores candidatos à Presidência do Tribunal de Justiça do RS (TJRS) para a gestão de 2024-25, para uma exposição de ideias e propostas de administração. A eleição na Corte gaúcha será em dezembro.

O encontro foi mediado pela vice-presidente de Aposentados da AJURIS, desembargadora Helena Ruppenthal Cunha, e teve a participação dos desembargadores Alberto Delgado Neto, que participou no formato virtual, e Tasso Caubi Soares Delabary, que estava presente no palco do encontro, em Mendoza. Na parte inicial, cada candidato teve o mesmo tempo para fazer uma manifestação sobre o que pretende fazer à frente do Poder Judiciário gaúcho. 

Em seguida, a Comissão Científica do XV Congresso Estadual da Magistratura selecionou quatro perguntas entre outras formuladas pela plateia, que foram respondidas pelos dois candidatos. Os assuntos abordados foram as melhorias de condições de trabalho e assessorias para os juízes nos Foros, o funcionamento das Multicom (centrais de cumprimento de processos eletrônicos, atuando em diversas Comarcas do interior), a aplicação da Resolução 255 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que incentiva a participação feminina no Poder Judiciário, e a participação associativa dos magistrados em órgãos colegiados do Tribunal de Justiça.