fbpx

Atividade de formação para magistrados na ENM tem enfoque na difusão da Justiça Restaurativa

Atividade de formação para magistrados na ENM tem enfoque na difusão da Justiça Restaurativa

A Escola Nacional da Magistratura da AMB realizou, nos dias 21 e 22 de julho, mais uma atividade de formação para magistrados de todo o Brasil, com o propósito de promover a qualificação necessária para a efetiva difusão da Justiça Restaurativa no país. A vice-presidente Administrativa da AJURIS, secretária da Infância e Juventude da AMB e secretária-geral adjunta da ENM, Vera Lúcia Deboni, participou do evento.

Conforme explicou a magistrada, a atividade foi desenvolvida de acordo com a dinâmica dos círculos de construção de paz. Este é o segundo curso sobre Justiça Restaurativa realizado pela gestão de João Ricardo dos Santos Costa à frente da AMB, o que “ilustra a atenção da entidade com a qualificação dos magistrados para o processo de implantação da Justiça Restaurativa em todo o país”, destaca Vera Deboni. A ação foi coordenada pelo juiz de Direito Leoberto Brancher, coordenador do programa Justiça para o Século 21, do Tribunal de Justiça do RS (TJ/RS), assessor da Presidência e coordenador da Comissão Científica de Justiça Restaurativa da AMB.

Para a juíza de Direito da Vara Criminal de Caxias do Sul, Milene Fróes Rodrigues Dal Bó, que atuou como facilitadora no curso, a dinâmica foi extremamente produtiva na medida em que possibilitou aos magistrados de diferentes localidades e áreas de atuação uma imersão na sistemática de funcionamento da Justiça Restaurativa com intensa troca de experiências e aprendizado. “A atividade desenvolvida neste formato nos permitiu mostrar a metodologia que utilizamos em nosso cotidiano, o que proporcionou uma prática vivencial muito rica e na qual todos os indivíduos podem se manifestar e trazer seus relatos e suas impressões”, pontuou Milene.

Núcleo de Estudos 

Há mais de dez anos foi criado o Núcleo de Estudos em Justiça Restaurativa na Escola da AJURIS. O Núcleo tem como principal objetivo promover estudos teóricos e diálogos sobre as aplicações práticas sobre o tema desenvolvidas na capital.

Mais informações: https://www.escoladaajuris.org.br/esm/nucleos-de-estudo/justica-restaurativa

 

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9125
imprensa@ajuris.org.br