fbpx

Arte em aquarela inaugura exposições na Pinacoteca da AJURIS

Arte em aquarela inaugura exposições na Pinacoteca da AJURIS

A primeira exposição na Pinacoteca da AJURIS em 2016 será uma mostra coletiva das artistas Jessi Ferreira de Freitas e Alice Hansen com o tema Diversos Olhares. A inauguração acontece no dia 16 de junho, com coquetel a partir das 17h no hall de entrada da Escola Superior da Magistratura (Celeste Gobbato, 229 – Porto Alegre). A mostra das artistas reunirá quadros em aquarela, que poderão ser conferidas até o dia 13 de julho, de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 18h.

Profissionais liberais e aquarelistas, Jessi Ferreira e Alice Hansen são naturais de Porto Alegre. Ambas dedicam-se à arte em aquarela há vários anos. O trabalho das artistas é inspirado em paisagens urbanas e cotidianas, retratando belezas naturais, momentos de viagens, prédios históricos e temas culturais.

Diversos olhares foi o tema escolhido porque significa a forma das artistas expressarem através da aquarela aquilo que seus olhos e sentimentos captam a respeito de diversos temas, tais como paisagens naturais ou urbanas, monumentos, prédios históricos ou temas culturais. “Trabalho há diversos anos com aquarela e procuro escolher diversos temas sempre voltados à cultura e ao ambiente de cada local. Assim procuro registrar tudo aquilo que me toca e expressar minha visão através de diferentes técnicas que a aquarela é capaz de permitir”, explica Alice.

Na execução de seu trabalho, Jessi Ferreira conta que procura temas que propiciam registrar lembranças de momentos, como prédios tombados ou aqueles que de uma forma ou de outra marcaram sua vida: “Outros trabalhos são motivados por meros registros de viagens, como belas cúpulas, luminárias, sacadas ou paisagens. Também me encanta a natureza, as árvores com seus frutos, as flores em suas infinitas formas e cores”.

A artista Jessi Ferreira de Freitas frequentou por mais de dez anos o Atelier Livre de Porto Alegre, dedicando-se à cerâmica, participando de exposições no Museu de Artes do Rio Grande do Sul, Casa de Cultura Mario Quintana e salões de arquitetura. A partir de 2002, passou a dedicar-se à técnica de aquarela e a desenvolver um trabalho com técnicas de pinceladas suaves e densas, dando efeito real principalmente em casarios, paisagens, florais e figuras humanas.

Alice Hansen participa do Grupo Aquarelante, do atelier da professora de aquarela Laky Gatti desde 2007. A artista frequentou também o grupo ConArte da professora Eloísa García Soriano em Cartagena, na Espanha, entre outubro de 2014 e fevereiro de 2015. Integrou diversas exposições do Grupo Aquarelante na Capital e realizou uma mostra individual de suas obras no Centro Cultural 25 de Julho em 2015.

Ao todo, quatro projetos – dois individuais e dois coletivos – foram selecionados para participar de exposições na Pinacoteca da AJURIS ao longo de 2016. A escolha dos trabalhos foi feita por meio de edital de seleção do qual puderam participar propostas individuais ou coletivas de fotografia, escultura, pintura, gravura, desenho e demais artes plásticas.

As obras ficarão de três a quatro semanas em exibição no espaço localizado na Escola da AJURIS. Serão realizada até o final do ano exposições de: Jessi Ferreira de Freitas e Alice Hansen (16/06), Georges Rolando (05/08), Carmem Eunice da Silva, Guacira Duarte e Silvia Pimenta da Silva (1/9) e Graça Craidy (24/11).

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9125
imprensa@ajuris.org.br