fbpx

Aplicação de penas alternativas na ressocialização de presos é destaque no Juízes em Ação

Aplicação de penas alternativas na ressocialização de presos é destaque no Juízes em Ação

Projeto desenvolvido na Comarca de São Jerônimo é tema do programa que vai ao ar pela Radioweb AJURIS, nesta terça-feira (21/4). 

A juíza de Direito Rosângela Carvalho Menezes é a entrevistada desta terça-feira (21/4) do Juízes em Ação, que vai ao ar pela Radioweb AJURIS, às 13 horas. A magistrada detalha no programa o projeto de aplicação de recursos das penas alternativas na obra de ampliação do Presídio Estadual de São Jerônimo. A partir desta iniciativa foi possível criar um segundo pavimento na casa prisional, que passou a abrigar uma sala de aula. Nela, são ministrados cursos profissionalizantes aos detentos, o que contribuiu intensamente para a proposta de ressocialização.

A mão de obra utilizada na ampliação do presídio foi a dos próprios presos. Alguns deles já haviam atuado na construção civil e possuíam o conhecimento técnico necessário. “Depois disso, muitos dos presos passaram a ser requisitados para construções fora do presídio. Os apenados que têm direito a trabalho externo estão conseguindo isso. A maioria dos apenados não tem profissão. E quando saírem do presídio terão a oportunidade de mudarem de vida. Durante a obra foi possível ver o orgulho no rosto deles”, afirma a juíza Rosângela Carvalho Menezes. Esse processo foi importante, inclusive, conforme a magistrada, para que a sociedade local passasse a perceber os presos de uma outra maneira, através de um olhar menos pejorativo.

A própria magistrada conduziu o gerenciamento dos recursos para a obra. Com apoio do Conselho da cidade foi possível obter uma redução de custo nos materiais de construção. “Conseguimos ampliar o presídio em 240 metros quadrados com um orçamento de R$ 126 mil. O valor da obra estimada pelo engenheiro era de até R$ 1 milhão. Isso foi possível porque compramos ferro em ferro-velho e tijolos já usados, entre outras coisas”, explica.

No Juízes em Ação, a juíza Rosângela Carvalho de Menezes também revela uma prática que lhe permitiu acelerar de forma significativa a tramitação dos processos na Comarca de São Jerônimo.

O Juízes em Ação, apresentado por Eduardo Prates, vai ao ar nesta terça-feira (21/4), às 13h, com reprise às 21h e na quarta-feira (22/4), às 10h. A programação e os áudios das edições já transmitidas estão disponíveis AQUI. Para ouvir a Radioweb, clique AQUI.

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9108
imprensa@ajuris.org.br