fbpx

AJURIS soma esforços na corrente solidária no Vale do Taquari

AJURIS soma esforços na corrente solidária no Vale do Taquari

Em meio a um clima de perda e dor, a direção da Associação dos Juízes do RS (AJURIS) somou forças com a prefeitura de Encantado para participar na ação solidária que visa a recuperação das áreas da cidade atingidas pelas fortes chuvas que causaram destruição e mortes na região do Vale do Taquari, entre os dias 4 e 5/9. O compromisso foi firmado entre o presidente da AJURIS, Cláudio Martinewski, e o prefeito de Encantado, Jonas Calvi, durante uma reunião no gabinete do prefeito, na terça-feira (19/9). A coordenadora do movimento Cozinha Solidária da Associação, Gladis Piccini, e as juízas da Comarca, Iana Carboni Oliveira (diretora do Foro) e Vanessa Azevedo Bento, também participaram do encontro. Na próxima semana, reunião no mesmo sentido será feita com as prefeituras de Roca Sales e Muçum, as cidades mais atingidas pela chuva.

Na reunião com o prefeito, ficou acertado que a AJURIS seguirá apoiando as campanhas de arrecadação de recursos promovidas por entidades e a Defesa Civil local e que colaborará diretamente nas ações da prefeitura, responsável por organizar os esforços solidários para que resultem em melhorias concretas para as comunidades atingidas. Nesse momento, ficou acertado que a AJURIS doará kits escolares como forma de ajudar os jovens a retornarem suas atividades nas salas de aula. “A conversa com o prefeito foi fundamental para entendermos como podemos, efetivamente, cooperar na gestão de uma crise de enorme complexidade, que causou estragos materiais e emocionais e que ainda levará muito tempo para ser superada. A força solidária, nesse momento, precisa ser canalizada e organizada pelo bem de todos”, disse Martinewski ao sair do encontro.

Em uma segunda reunião, no Foro de Encantado, a direção da AJURIS acertou com a juíza-diretora da unidade a realização de uma campanha que visa ajudar diretamente os servidores da Justiça nas cidades da Comarca que foram atingidos pelas chuvas, especialmente Muçum e Roca Sales, que sofreram as maiores perdas. Será feito um levantamento das necessidades de cada servidor e destinada a ajuda necessária de acordo com cada situação.

O Salão do Júri do Foro de Encantado é um exemplo da mobilização que envolve toda a cidade. A área foi transformada em um local para receber e organizar donativos destinados aos integrantes da Brigada Militar que também sofreram perdas. A separação do material está sendo feita pela equipe do Foro. 

Até a tarde de 20/9, o governo do Estado contabilizava 49 mortes por conta das chuvas. Nove pessoas eram consideradas desaparecidas.