fbpx

AJURIS recebe APAC de Canoas para debater método de ressocialização

AJURIS recebe APAC de Canoas para debater método de ressocialização

O presidente da AJURIS, Gilberto Schäfer, e a vice-presidente Administrativa, Vera Lúcia Deboni, receberam na manhã desta terça-feira (8/3), o presidente da recém constituída Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Canoas, Roberto Heming. Também participaram da reunião o voluntário da Apac e ex-apenado Leonel e Mauro Guimarães, assessor do deputado estadual Jeferson Fernandes, que integra a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da ALRS.

O grupo entregou aos dirigentes relatório da Comissão com o diagnóstico da situação do sistema penitenciário do RS. Na oportunidade, a AJURIS também foi convidada para audiência pública que acontecerá no dia 22 de março para tratar do método Apac, com relato da juíza Branca Bernardi, da Comarca de Barracão (PR), sobre a experiência bem-sucedida realizada no município.

Gilberto Schäfer destacou que a solução para a crise do sistema prisional é uma bandeira da AJURIS, que tem presença ativa, por meio do Fórum da Questão Penitenciária, nos debates que tratam do tema. “Não existe no Estado uma padronização, uma diretriz que oriente a execução da pena”, declarou Schäfer, ressaltando que a Associação entende ser necessária a instituição de um programa penitenciário estadual, razão pela qual solicitou, junto às outras entidades que integram o Fórum, agenda com o governador José Ivo Sartori.

A vice-presidente Vera Lúcia Deboni apontou que o programa socioeducativo já vigente pode servir de referencial para a elaboração da política estadual penitenciária, com amplo destaque para a ressocialização, condição fundamental para coibir a reincidência. Nessa medida, os diretores da AJURIS avaliam como positiva a iniciativa das APACs nesse processo.


Sobre o método APAC

Com a oferta de estrutura adequada, trabalho, educação e assistência médica, psicológica, jurídica e espiritual, o método defende que os próprios presos são responsáveis por sua recuperação. Apresenta resultados expressivos na redução dos índices de reincidência e fuga.

 

 

Departamento de Comunicação

Imprensa AJURIS

51 3284.9125

imprensa@ajuris.org.br