21 maio AJURIS reafirma importância do enfrentamento ao preconceito no Conversas Cruzadas
O vice-presidente Administrativo da AJURIS, Gilberto Schäfer, participou do Conversas Cruzadas, da TV Com, nessa quarta-feira (20/5), que debateu o preconceito entre os jovens sobre as diversidades sexual e de gênero. O programa repercutiu a recente pesquisa que constatou que 87% dos alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) assumem algum grau de preconceito.
A pesquisa revela, como destacou Schäfer, um dado preocupante e ressalta a importância do combate a toda e qualquer forma de preconceito. Nesse sentido, o magistrado frisou o papel do Poder Judiciário ao estabelecer paradigmas que promovem a igualdade e a valorização do ser humano. “Paradigmas que ajudam a construir uma sociedade livre de preconceitos, afinal de contas é isso que está lá na nossa Constituição, é um objetivo da República Federativa do Brasil”, sublinhou. E citou como exemplo diversas decisões da Justiça estadual com o objetivo de, justamente, promover a diminuição das desigualdades.
O vice-presidente Administrativo também salientou que, na busca de uma sociedade sem preconceitos, é fundamental o apoio das grandes instituições, especialmente as educacionais. “Nós precisamos mudar a percepção de mundo, precisamos mudar como as pessoas se enxergam, como as pessoas são formadas, para que elas possam perceber o outro. Justamente, esse preconceito tem origem numa falsa percepção do outro”, explicou.
Também participaram do programa apresentado pelo jornalista Cláudio Brito, um dos autores da pesquisa e professor do Instituto de Psicologia UFRGS e do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Ângelo Brandelli, o juiz federal Roger Raupp Rios e a assessora jurídica da ONG Themis Gênero e Justiça Fabiane Simioni.
Assista ao programa nos links abaixo
Bloco 1
Bloco 2
Bloco 3
Bloco 4
Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
(51) 3284.9125
imprensa@ajuris.org.br