02 ago AJURIS e AMB lançam Cartilha da Cidadania na Escola Pão dos Pobres
Com música e alegria, a AJURIS, por meio de seu Departamento de Cidadania, em parceria com a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), lançou nesta terça-feira (2/8) a Cartilha da Justiça. O evento foi realizado no auditório da Escola La Salle Pão dos Pobres e contou com a participação de alunos do 5º e 6º ano, que já trabalharam com a cartilha em atividades escolares, e apresentação de estudantes que participam da orquestra e coral da instituição.
O presidente da AJURIS, Gilberto Schäfer, e a vice-presidente Administrativa, Vera Lúcia Deboni, participaram do evento. Na oportunidade, Schäfer falou aos alunos que a Cartilha da Cidadania tem um papel importante, pois auxilia na compreensão de diversos assuntos que as crianças e adolescentes precisam enfrentar no dia a dia: “Independente da idade, a gente sempre tem que tomar decisões importantes”, afirmou, trazendo exemplos do cotidiano dos alunos e como isso representa a democracia. “Estou feliz em estar aqui e perceber as indagações que vocês têm sobre diversos temas”, completou.
Durante o evento, foi transmitida uma mensagem do presidente da AMB, João Ricardo dos Santos Costa, que em razão de outros compromissos não pôde comparecer à atividade: “Essa Cartilha procura dar noção do que é Justiça”, afirmou, salientando que o material vai auxiliar a desvendar o tema e compreender noções de cidadania.
Representando o Poder Judiciário do Rio Grande do Sul, a 2ª vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Maria Isabel de Azevedo Souza, saudou a iniciativa de criar o material destinado à atividades escolares: “A Cartilha vai permitir que as crianças saibam o que é Justiça e conheçam os direitos e também deveres”. E afirmou: “Não teremos futuro melhor se não nos dedicarmos às crianças”.
O diretor administrativo da Fundação O Pão dos Pobres e diretor do Colégio La Salle Pão dos Pobres, Irmão Olir Facchinello, parabenizou o lançamento da Cartilha, por abordar de forma acessível temas relevantes : “A Justiça está chegando na sala de aula”. O irmão lassalista aproveitou a ocasião para reafirmar aos alunos a importância da educação: “A educação é uma das missões mais sagradas que existe e é fundamental para o sucesso de uma nação”.
O lançamento contou, ainda, com a presença do secretário da Educação, Luis Antônio Alcoba de Freitas, que saudou o papel da Justiça na resolução de conflitos, como recentemente aconteceu nas ocupações de escolas, e do conteúdo da cartilha para a formação de crianças e jovens: “A Cartilha vai contribuir para formar a cidadania. Com linguagem acessível para permitir que a mensagem chegue mais longe e influencie a sociedade”.
O Departamento de Cidadania da AJURIS é integrado pelos associados Maritana Viana Silveira, diretora, e pelos subdiretores José Francisco Pellegrini, Analucia De Albuquerque Paiva e Osnilda Pisa. Os magistrados foram responsáveis pela organização da atividade, e continuarão desenvolvendo o projeto.
Para as crianças, como Vitória Rosa, de 12 anos, utilizar a Cartilha representa uma forma de conhecer seus direitos e deveres. “O povo também tem seus direitos, como o salário, sendo que agora o salário vem parcelado muitas vezes”, contou, fazendo alusão à conjuntura econômica do Estado. Já Diogo da Silva Costa, 11 anos, destaca o aprendizado sobre a função de cada um dos Poderes, entendimento esse que foi também importante para Suanny Andrielly, 12 anos: “o mais interessante foi saber que, por exemplo, os vereadores projetam as leis”, citou.
O evento contou com a participação da vice-presidente de Assuntos Legislativos Trabalhistas da AMB, Maria Madalena Telesca; da diretora do Departamento de Promoção da Cidadania da AJURIS, Maritana Viana Silveira; da defensora pública Dirigente do Núcleo de Defesa em Direitos Humanos (NUDDH), Mariana Py Muniz Cappellari; e Luciana Bohm Stanke, diretora de Assuntos da Cidadania da AMATRA IV.
O PDF da Cartilha da Justiça está disponível para download em www.amb.com.br/cje.
Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
(51) 3281.9107
imprensa@ajuris.org.br