fbpx

AJURIS assume a presidência da União Gaúcha

AJURIS assume a presidência da União Gaúcha

No mesmo dia em que completa 17 anos de fundação, a União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública elegeu o vice-presidente Administrativo da Associação dos Juízes do RS (AJURIS), Cristiano Vilhalba Flores, para assumir a presidência da entidade no biênio 2022-23. O magistrado ocupa o lugar de Filipe Costa Leiria (Ceape), que deixa o cargo. A chapa foi eleita por aclamação nesta segunda-feira (9/5) em uma sessão híbrida na Sede Administrativa da AJURIS. 

A nova gestão executiva também é composta pelo vice-presidente, Mário Rheingantz (Adpergs), pelo secretário-geral, Ives Leite Lucas (Afafe), e pela diretora financeira, Kátia Terraciano Moraes (Sinapers). Momentos após ser eleito, Vilhalba Flores destacou o desafio que está assumindo com honra à frente da União Gaúcha. “A palavra é colaboração. Essa instituição que hoje completa 17 anos se firma no fato de trabalharmos juntos. A União Gaúcha sempre teve uma participação decisiva em diversos momentos da sociedade gaúcha”, afirmou. 

Além do Conselho Executivo, foram eleitos os conselheiros fiscais titulares Filipe Costa Leiria (Ceape), Gonar Fernandes (Afisvec) e Carlos Henrique Kaipper (Apergs) e os suplentes Sérgio Gonzales (Asegergs) e Raquel Fiori (Sintergs). A reunião da entidade foi acompanhada pelo presidente da AJURIS e ex-presidente da União Gaúcha, Cláudio Martinewski.

Sobre a União Gaúcha

O colegiado é formado por cerca de 20 entidades representativas dos servidores públicos estaduais. Foi criada em 9 de maio de 2005 com o objetivo de defender a manutenção e efetividade de um sistema de previdência social de natureza pública, unificando a luta das entidades representativas dos servidores públicos estaduais, ativos, inativos e pensionistas do Rio Grande do Sul.

Ao longo dos anos, atuou junto aos Poderes, instituições e sociedade em debates e estudos realizados pelos representantes das entidades que a compõem, em busca do aperfeiçoamento das finanças do Estado e do Instituto de Previdência do Estado do RS, hoje IPE-Prev e IPE-Saúde. Participa ativamente de reuniões de comissões do parlamento gaúcho, das sessões plenárias e das atividades concernentes a sua finalidade.