03 jul AJURIS apoia jogo da Tolerância Racial
A partida entre Internacional e Atlético-MG, no próximo domingo (5/7), no Estádio Beira-Rio, terá campanha contra o racismo no futebol. Com o slogan Somos Todos Iguais, o jogo válido pelo Campeonato Brasileiro será marcado pela mensagem de tolerância racial. A AJURIS, através do Departamento de Direitos Humanos, apoia a ação e estará reafirmando o posicionamento histórico contra toda e qualquer forma de discriminação no evento.
Na partida, a AJURIS reforçará o chamamento à participação na Petição Pública que impõem parâmetros específicos para crimes motivados por discriminação e intolerância racial, étnica e de gênero. A petição solicita que a Presidência da República remeta ao Congresso o pedido de ratificação de votos das convenções das quais o Brasil é signatário desde 2013.
Para que elas entrem em vigor e possam trazer novos parâmetros para julgamentos precisam ser votadas pelo Brasil e por mais um país das Américas. Posteriormente, precisa ser aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. O manifesto é aberto a todos. As assinaturas são coletadas em PETIÇÃO PÚBLICA.
A ação é realizada pelo Internacional e o Observatório da Discriminação Racial no Futebol, com o apoio da Ajuris (Associação dos Juízes do RS).
Saiba mais sobre o Observatório da Discriminação Racial no Futebol:
A ideia de criação do Observatório surgiu após os inúmeros casos de racismo que aconteceram no Brasil em março d e 2014, com o objetivo de monitorar e acompanhar os incidentes discriminatórios acontecidos nos estádios de futebol.
Esse ano o Observatório lançou o primeiro Relatório Anual da Discriminação no Futebol, um importante documento com informações e análise dos incidentes de racismo que aconteceram no futebol brasileiro em 2014.
Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9108
imprensa@ajuris.org.br