01 dez AJURIS apoia campanha Jovem Negro Vivo da Anistia Internacional
Associação apoia movimento que alerta para os altos índices de assassinatos de jovens negros no Brasil.
A AJURIS, por decisão do Conselho Executivo, apoia a campanha Jovem Negro Vivo, liderada pela Anistia Internacional. Os líderes da instituição em Porto Alegre destacaram a importância do apoio da Associação para o movimento, nesta segunda-feira (30/11), na reunião do Conselho, no Palácio da Justiça. A Anistia Internacional tem o objetivo de chamar a atenção e de exigir providências frente ao elevado número de jovens negros que são mortos diariamente no País.
“Queremos dar visibilidade para os crimes cometidos contra negros, algo que, muitas vezes, a população desconhece ou sabe pouco”, frisa a coordenadora da Anistia Internacional em Porto Alegre, Tatiana Xavier. A primeira fase da campanha iniciada em novembro de 2014 teve como foco a divulgação de dados sobre esse tipo de crime.
A segunda etapa da campanha, já em andamento, destaca a segurança pública e busca a implantação de um plano nacional de redução de homicídios, além de salientar a necessidade de todas as mortes serem investigadas. Nessa fase, também é dada ênfase a um relatório sobre homicídios cometidos por policiais militares do Rio de Janeiro.
Com 54 anos de história, a Anistia Internacional é um movimento global com mais de 7 milhões de apoiadores, que realiza ações e campanhas para que os direitos humanos internacionalmente reconhecidos sejam respeitados e protegidos. Está presente em mais de 150 países. Saiba mais sobre a instituição e sobre a campanha em anistia.org.br.
Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9108
imprensa@ajuris.org.br