31 jan AJURIS acompanha posse da Presidência da AL
O presidente da AJURIS, Gilberto Schäfer, acompanhou nesta terça-feira (31/1), a posse da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. A expectativa, segundo Schäfer, é de que se estabeleça com a nova gestão, presidida pelo deputado Edegar Pretto (PT), eleito em chapa única, um canal de diálogo. “Tivemos em períodos anteriores, momentos em que a sociedade foi privada de acompanhar importantes votações na Assembleia. Postulamos que isso não se repita”.
Ao permitir sobressair o caráter democrático da Casa Legislativa, pontua Schäfer, a expectativa é de se ter espaço para o amplo debate de matérias de interesse da classe e da sociedade. A Associação, assim como a União Gaúcha, também presidida por Schäfer, defendem que as entidades representativas e a sociedade tenham acesso às galerias, inclusive, laterais e que sejam disponibilizados telões no Dante Barone, viabilizando o acompanhamento das matérias.
O presidente da AJURIS lembrou que se dará continuidade ao pacote de medidas do governador Sartori, em que constam propostas que impactam diretamente o serviço público. “Esperamos, neste novo ano legislativo, ter espaço para apresentar os argumentos necessários a fim de barrar medidas que representam um retrocesso para o Rio Grande do Sul, e que podem precarizar o serviço prestado à sociedade”.
O magistrado acrescenta, que a Associação trabalha para incluir o parlamento na pauta que defende a transparência nos incentivos fiscais. “A sociedade precisa saber a quem se destina, quanto se destinou e especialmente quais são as contrapartidas e quais são os benefícios para a própria sociedade”.
Em seu discurso de posse, Edegar Pretto, se disse desafiado a assumir causas merecedoras de grandes debates, a dialogar e contribuir na busca de alternativas para a superação dos grandes problemas que afetam a sociedade gaúcha. “Esta democracia, que precisa ser defendida implica também em termos Poderes fortes, harmônicos e independentes entre si. Sem transigir um milímetro, cumprirei os deveres constitucionais, legais e regimentais estabelecidos para a Assembleia Legislativa. Destaco a função de fiscalizar, mediar e de conciliar”. O deputado também pontuou que, neste momento de crise, assume o compromisso de incluir nos grandes debates da Assembleia causas, como: a Democracia e a Participação Popular; o Papel do Estado; a Equidade de Gênero; a Agricultura e a Soberania Alimentar.
O presidente do TJ/RS, desembargador Luiz Felipe Silveira Difini, o 3º vice-presidente, desembargador Paulo Roberto Lessa Franz, os desembargadores Cairo Roberto Rodrigues Madruga e Francisco José Moesch, além do juiz Militar, Fábio Duarte Fernandes, também acompanharam a cerimônia.
Grasiela Duarte
Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9141
ajuris.org.br