fbpx

Abertura do mês da mulher na AJURIS reflete sobre o papel da arte como expressão

Abertura do mês da mulher na AJURIS reflete sobre o papel da arte como expressão

A abertura da 3ª edição do evento Lugar de Mulher é Onde Ela Quiser, realizada na noite de quinta-feira (14/3), foi marcada pelas mensagens de esperança e da união como forma de resistência aos tempos difíceis. Participaram do evento a presidente da AJURIS, Vera Lúcia Deboni, e as organizadoras do evento vice-presidente Cultural, Madgéli Frantz Machado, e as diretoras culturais, Marcia Kern e Camila Luce Madeira.

Com o tema A Arte Como Expressão, ao longo de duas horas, a artista plástica Zorávia Bettiol e atriz Deborah Finocchiaro fizeram um bate-papo em que destacaram temas como o papel da arte como denúncia. Para Zorávia, “a arte tem poder e é espaço democrático, de liberdade e autoexpressão”. Neste sentido, Deborah completou, citando a “arte como um caminho revelador e de transformação”.

As artistas também “provocaram” os participantes do evento questionando: “o que podemos fazer para transformar o mundo?” Para Zorávia, é primordial que se coloque em prática os discursos, sendo a educação, com a quebra dos estereótipos de gênero uma das formas de promover transformações. “Temos o protagonismo das adolescentes e das mulheres em várias partes do mundo”, afirmou, citando exemplos como a luta de Malala pela educação e da jovem sueca Greta Thunberg, que iniciou uma greve global pelo clima: “Há esperança”, afirmou a artista.

Acreditando também que é possível construir relações mais respeitosas, Deborah Finocchiaro falou sobre a importância de olhar para o outro, para quem pensa diferente: “Não podemos colocar o chapéu de inimigos”. A atriz também afirmou que, na sua visão, “a maior resistência como ser humano é amar e estimular o amor na vida dos outros”.

O evento contou com diversos relatos por parte da plateia sobre a importância de espaços para trocas de ideias e de reflexões sobre as formas de empoderamento das mulheres e as ações possíveis para a construção de uma sociedade melhor.

Lugar de Mulher é Onde Ela Quiser

O evento Lugar de Mulher é Onde Ela Quiser é promovido pela AJURIS há três anos durante o mês de março. Organizado pela vice-presidência Cultural, tem o objetivo de promover reflexões sobre temas de interesse do universo feminino.

A edição de 2019 conta também com os paineis Lideranças Femininas, no dia 21 de março, e Pensamento Feminista, no dia 28 do mesmo mês. As atividades começam sempre às 18h30, na Escola da AJURIS (Rua Celeste Gobbato, 229). O evento é aberto ao público e as inscrições devem ser realizada pelo link: https://twixar.me/V123

Confira as fotos:

 

Departamento de Comunicação – AJURIS
51 3284.9107
imprensa@ajuris.org.br