fbpx

Ministro Herman Benjamin eleito novo presidente do STJ

Ministro Herman Benjamin eleito novo presidente do STJ

O ministro Herman Benjamin foi eleito na manhã desta terça-feira (23/4) como novo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para o biênio 2024-26, em substituição à ministra Maria Thereza de Assis Moura. O vice-presidente será o atual corregedor Nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão.

Benjamin participou do XV Congresso Estadual da Magistratura, promovido em setembro do ano passado pela Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS) e falou sobre a formação da magistratura nacional e a necessidade de que ela tenha diversidade para refletir a sociedade brasileira e garantir a todos as condições mínimas previstas pelos ordenamentos jurídicos que defendem os Direitos Humanos. Por sua histórica ligação com a AJURIS e com a Escola da Magistratura, ao final do encontro o novo presidente do STJ foi homenageado com o título de sócio-honorário da Associação.

O presidente da AJURIS, Cristiano Vilhalba Flores, acompanhou em Brasília a escolha da nova direção da Corte. “O humanismo, a  sensibilidade e a coragem são características do novo presidente do STJ. A AJURIS sente-se orgulhosa de tê-lo nos seus quadros associativos, pois bem representa os ideais defendidos pela nossa Associação”, afirmou Vilhalba Flores.

Com a saída do ministro Salomão da Corregedoria, o novo corregedor Nacional de Justiça será o ministro Mauro Campbell, que atualmente é o diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).