22 abr Celebrar a diversidade é foco da terceira edição do concurso de redação da Ajuris
A celebração das diferenças está no centro do debate proposto pela terceira edição do Prêmio de Redação da Associação dos Juízes do RS (Ajuris). O concurso, que conta com o apoio da Cooperativa Sicredi-Ajuris, distribuirá mais de R$ 20 mil em prêmios para seis estudantes de instituições da rede pública de ensino do Estado. As inscrições das redações ocorrem entre os dias 26 de abril a 14 de junho.
O lançamento da nova edição será nesta sexta-feira (26/4), a partir das 14h, no auditório Osvaldo Stefanello, localizado no Palácio da Justiça, em Porto Alegre. Na ocasião, também será realizada uma sessão de autógrafos com a presença de estudantes que participaram da edição de 2023 e tiveram suas redações selecionadas para compor a revista especial do prêmio. A publicação conta com comentários de magistrados sobre as ideias e textos apresentados pelos alunos. Participe do lançamento, confirme a sua presença aqui.
O prêmio é dividido nas categorias Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os alunos interessados em participar devem enviar uma redação no estilo livre entre 25 e 30 linhas que responda à questão: “As diferenças ao meu redor: o que nos une?”. Segundo a vice-presidente Cultural da Associação, Samyra Remzetti Bernardi, responsável pela criação do projeto, a temática deste ano busca instigar as crianças e os adolescentes a discutirem sobre equidade. “Reconhecer que somos diferentes é um dos primeiros passos para que possamos respeitar e celebrar a diversidade do Brasil. Nosso foco é justamente inspirar os jovens a pensarem sobre as questões que nos unem para além das nossas diferenças”, explica.
As instituições da rede pública de ensino podem participar do concurso com até quatro redações, duas para alunos do Ensino Médio e duas para alunos do Ensino Fundamental. Os três primeiros colocados em cada modalidade receberão em primeiro lugar um notebook, em segundo um tablet e em terceiro um smartphone. As escolas classificadas com ao menos um aluno premiado receberão um computador desktop.
Além disso, as melhores redações também serão publicadas na Revista do Prêmio Ajuris de Redação nas Escolas e os alunos convidados para uma sessão de autógrafos. Os trabalhos participantes devem ser escritos a próprio punho com letra legível na folha timbrada disponibilizada pela Associação. A inscrição dos estudantes ocorre no formulário online disponibilizado pela entidade, com a inclusão dos dois anexos: folha de redação e termo de autorização dos pais ou responsável. Dúvidas podem ser encaminhadas pelo e-mail cultural@ajuris.org.br.
Acesse o formulário de inscrição aqui.