23 out Feira do Livro de Porto Alegre recebe lançamento do 32º Caderno de Literatura da AJURIS
A 32ª edição do Caderno de Literatura da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS) será lançada em uma sessão de autógrafo durante a programação da 69ª Feira do Livro de Porto Alegre. A publicação reúne textos de 35 autores, entre magistrados e convidados, que refletem sobre situações cotidianas e da própria atuação judicial, com lirismo e poesia. O evento ocorrerá no dia 6 de novembro, a partir das 16h, no Térreo do Memorial do RS, localizado na Praça da Alfândega.
Com o tema “Ressignificar, pensar e recriar”, a edição deste ano conta com um texto inédito do poeta Carlos Nejar, imortal da Academia Brasileira de Letras. Segundo o desembargador Icaro Carvalho de Bem Osório, um dos responsáveis pela publicação, o Caderno de Literatura é uma das belas ideias associativas da AJURIS. “A obra tem como intuito dar vazão a esse lado lúdico e criativo dos associados, proporcionando a concretização e exteriorização desse imaginário e mostrando a sensibilidade dos magistrados, que vai além das decisões puramente técnicas”, destaca.
Organizado pela Vice-Presidência Cultural, a obra ainda traz uma novidade: a publicação das três redações premiadas no Prêmio AJURIS de Redação nas Escolas, que teve sua primeira edição em 2022. Os alunos foram chamados a escrever sobre “Onde está a Justiça em sua vida” e as respostas surpreenderam pela maturidade, clareza e conhecimento. “Além do trabalho dos colegas magistrados, o 32º Caderno de Literatura ainda abre espaço para a produção autoral de estudantes do ensino médio do Rio Grande do Sul, o que para nós é muito especial”, frisa a juíza Samyra Remzetti Bernardi, também responsável pela publicação.
O Caderno de Literatura conta com o apoio do Sicredi. A Feira do Livro de Porto Alegre terá uma programação intensa de atividades entre os dias 27 de outubro e 15 de novembro. Acesse mais informações no site oficial do evento.