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AJURIS inicia obra de edifício na Múcio

AJURIS inicia obra de edifício na Múcio

Ao completar 73 anos, a Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul marca a data com o lançamento da pedra fundamental de novo edifício. Neste 11 de agosto (sexta-feira), às 10h será realizada a cerimônia que marca o início da obra que resultará em edificação para fins de percepção de renda para a Associação, conforme decisão do Conselho Executivo em 2014.

O terreno localizado na Rua Múcio Teixeira 98/110, foi adquirido na gestão de Élvio Schuch Pinto, sendo posteriormente ampliado ao agregar área comprada na gestão de Carlos Cini Marchionatti, totalizando 1.253,65 m².

Para o presidente da AJURIS,  Gilberto Schäfer, a edificação representa mais do que uma ampliação de patrimônio, mas um investimento no futuro financeiro da Associação. “Esse projeto trará segurança e rentabilidade para a AJURIS”.

A Comissão de Obras é integrada pelos magistrados: José Antônio Daltoé Cezar, Eduardo Kraemer, Claudir Fidelis Faccenda, Otávio Augusto de Freitas Barcellos e Paulo Augusto Monte Lopes. O coordenador, José Antônio Daltoé Cezar, explica que dentro dos próximos 18 meses, considerando a expectativa de que a obra possa ser entregue a partir do 14º mês do seu início, a AJURIS poderá consolidar seu patrimônio com um imóvel muito bem projetado e construído.

O engenheiro Jader Teitelbaum, diretor da JOAL TEITELBAUM, que fará o gerenciamento do empreendimento, destaca que o fechamento frontal do terreno foi  feito no final de junho e neste mês de julho foram iniciadas as instalações das estruturas para a equipe de obras iniciar os trabalhos dentro das normas de saúde e segurança do trabalho.

Conforme o projeto desenvolvido com a  equipe técnica do Escritório de Engenharia Joal Teitelbaum, a edificação terá nove andares distribuídos entre 36 salas, 1 loja e 51 vagas de estacionamento. O projeto foi feito com escadarias duplas para possibilitar o uso diversificado e as salas possuem a possibilidade de serem unificadas em ambientes maiores.  Na cobertura, o destaque é o aproveitamento do espaço, que contará com auditório, salão de eventos e um terraço. Os dois primeiros pavimentos do edifício serão destinados a estacionamentos.

Os projetos estão sendo desenvolvidos por profissionais comprometidos com o conceito de sustentabilidade e controle de custos, o que aumenta a credibilidade do negócio. Essas equipes irão conduzir os projetos arquitetônico, de fundações, estrutural, de instalações elétricas, hidrossanitárias, ar-condicionado e prevenção contra incêndio, modulação de alvenarias e paredes de gesso e demais disciplinas que englobam o empreendimento. O projeto de fachadas foi feito com o acompanhamento do estudo da envoltória energética do empreendimento para melhor dimensionamento do sistema de ar condicionado.

Deliberação sobre o uso da área

A aprovação dada pelo Conselho Executivo no dia 20 de outubro de 2014, na gestão de Eugênio Couto Terra, se deu após anos de dedicação dos associados, Eduardo Kraemer, Otávio Barcellos e Claudir Faccenda, que voluntariamente se dedicaram a encontrar a melhor solução para o investimento, a partir de estudos e análise de sugestões. Conforme registrado em atas dos Conselhos Executivo e Deliberativo, o terreno poderia abrigar um flat, um centro cultural (com cinema, teatro), a sede administrativa da Associação, ou um prédio com salas de escritório para alugar.

Todas as possibilidades foram estudadas e dúvidas sobre a questão tributária também foram solucionadas. Com base nisso e no projeto sugerido pela Comissão de Investimentos Imobiliários o Conselho Executivo decidiu deliberar pela construção de um edifício para fins de percepção de renda para a Associação.

O contrato foi assinado em novembro de 2015 pelas Direções da AJURIS e do Departamento de Assistência à Saúde (DAS) com a empresa Joal Teitelbaum – Escritório de Engenharia para edificação que terá nove andares distribuídos entre 36 salas, 1 loja e 51 vagas de estacionamento.

Construção e gestão da obra

A AJURIS é a única proprietária do edifício, o que dará autonomia sobre a construção e a gestão do imóvel. Os conselheiros aprovaram também a contratação do escritório de engenharia Joal Teitelbaum em razão da expertise, uma vez que executou a obra da sede administrativa, realizada na gestão de José Aquino Flôres de Camargo, utilizando um modelo de gestão seguro e de sucesso.

Os projetos executivos são gerenciados de forma a considerar os conceitos sustentáveis, projetando fachadas externas revestidas com painéis arquitetônicos e manta de isolamento térmico, projeto de reuso de água da chuva, automação da iluminação nas áreas condominiais, elevadores com baixo consumo de energia e utilização de lâmpadas de baixo consumo e com sensores de presença em áreas condominiais.

Departamento de Comunicação

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