fbpx

Abertura do Presídio Feminino de Lajeado é destaque na mídia

Abertura do Presídio Feminino de Lajeado é destaque na mídia

A abertura do Presídio Feminino de Lajeado na segunda-feira (9/1) teve ampla cobertura da mídia, que destacou nesta terça-feira (10/1) o começo das atividades da casa prisional construída no Vale do Taquari em uma parceria da comunidade com o Poder Judiciário e a prefeitura municipal. O presídio recebeu as primeiras sete detentas, de Guaíba e Encantado, após o diretor do Foro da Comarca de Lajeado, Luís Antônio de Abreu Johnson, determinar a abertura da casa em até 72 horas na terça-feira (4/1).

O magistrado explicou ao Jornal do Comércio que cerca de 70% do valor para a construção da casa prisional foi oriundo de penas alternativas, repassado pelo Judiciário para a Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública (Alsepro) e ao Conselho da Comunidade de Assistência ao Preso de Lajeado. A prefeitura municipal repassou R$ 120 mil, sendo que empresas e pessoas físicas da cidade também contribuíram com o projeto. A publicação destacou que, apesar de ter administração estadual, a terceira cadeia exclusivamente feminina do Estado não recebeu nenhum recurso estadual ou federal para sua construção. “Esse é um grande exemplo de apoio e solidariedade do Judiciário com o Executivo”, salientou Luís Antônio de Abreu Johnson. 

Ao jornal O Informativo do Vale, Johnson declarou que o novo presídio feminino, com capacidade para até 84 detentas, não se transformará em um “depósito de gente”, e que a demanda da região é de 30 vagas prisionais. A publicação destacou que o presídio deve servir de modelo de ressocialização. “A estrutura do presídio foi pensada para que a detenção seja um período de mudança na vida das apenadas. Com sala de aula e alojamento separado para as detentas que quiserem trabalhar, o presídio foca na educação para promover a volta das apenadas à liberdade”, explicou o periódico.

Não era admissível que esperássemos. Os entraves que disse na decisão que eram fáceis de serem superados estão satisfeitos”, afirmou o diretor do Foro de Lajeado ao jornal Zero Hora.

Confira na íntegra as matérias sobre a abertura do Presídio Feminino de Lajeado:

Jornal do Comércio

pdf

 

 

 

 

O Informativo do Vale

pdf

 

 

 

 

Zero Hora

pdf

 

 

 

 

Metro

pdf

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
(51) 3284.9120
imprensa@ajuris.org.br