25 nov Eleição da AJURIS é destaque na abertura do CAM
Vice-presidente Social, Geneci Ribeiro de Campos, reforçou o chamamento para que magistrados participem de votação.
Foi aberto no início da tarde desta quarta-feira (25/11) o Curso de Atualização para Magistrados (CAM) sobre Direito Processual Civil, na Escola da AJURIS. Na abertura oficial, a vice-presidente Social, Geneci Ribeiro de Campos, representou a Associação. Também participaram o 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça do RS e presidente em exercício, Luiz Felipe Silveira Difini; o diretor da Escola da AJURIS, Cláudio Luís Martinewski; e o juiz-corregedor do TJ/RS, Fábio Vieira Heerdt, que representou o corregedor-geral da Justiça, Tasso Caubi Soares Delabary.
A vice-presidente da AJURIS reforçou aos associados a importância da participação nas eleições para os conselhos Executivo, Fiscal e Deliberativo da Associação. O pleito iniciou no dia 16 de novembro, pelo voto por sobrecarta, que se estende até o dia 8 de dezembro, às 12h, quando encerra o período de votação.
Na próxima segunda-feira (30/11), às 9h, inicia o processo de voto pela Internet, se estendo até o dia 2 de dezembro, às 18h, ininterruptamente. “O TRE do RS já remeteu as senhas aos eleitores para o e-mail registrado no Cadastro Geral de votantes da AJURIS. Por meio desse login e senha, acessando o link ‘Vote Aqui’, no site da AJURIS, os associados poderão votar. É importante ter atenção que o link remeterá para a página do TRE-DF, que é quem processa eletronicamente a votação”, afirmou.
A magistrada também salientou aos participantes que observem se as senhas não entraram como spam em seus correios eletrônicos. Em caso de dúvidas ou extravio das senhas, os associados devem entrar em contato com o setor de informática da AJURIS pelo telefone (51) 3284.9136. A Eleição, conforme destacou a vice-presidente da Associação, ainda terá o módulo de voto por urna eletrônica: nos dias 3, 4 e 7 de dezembro as urnas estarão nas salas da AJURIS no TJ e no Foro Central 2, das 9h às 17h; e na Escola da AJURIS, no dia 8 de dezembro, das 8h às 12h.
Geneci relatou, ainda, aos participantes do CAM a atuação da vice-presidente de Patrimônio e Finanças, Jocelaine Teixeira, em Brasília. “A colega está trabalhando intensamente as prerrogativas da Magistratura. Nesse momento, especialmente, estamos atuando para que o PL 3123/2015, que estabelece teto de remuneração aos servidores públicos, não seja aprovado nos termos propostos”, pontuou.
Sobre o CAM
O presidente em exercício do TJ, Luiz Felipe Silveira Difini, reforçou a oportunidade dos magistrados participarem deste curso, devido às mudanças significativas na prestação jurisdicional a partir do novo Código de Processo Civil (CPC), que deverá entrar em vigor em março de 2016.
O magistrado destaca que há ainda muitos pontos em discussão que precisam ser esclarecidos. “Esse novo diploma implicará no dia a dia da atividade dos operadores do Direito. São muitas indagações: entrará de fato ou não em vigor?, se entrar, sofrerá modificações? Portanto, este CAM é importantíssimo para pensarmos as mudanças e providências sobre o que advém”, afirmou Difini.
O diretor da Escola da AJURIS, Cláudio Luís Martinewski, ponderou que esse CAM se enquadra na nova formatação imposta pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), com uma proposta mais interativa entre os participantes. Também ressaltou a parceria com o TJ/RS para a elaboração dos cursos e a escolha dos temas em sintonia com as necessidades da Magistratura.
Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9108
imprensa@ajuris.org.br