fbpx

Te aprochega! Tradicionalismo e associativismo no Piquete da AJURIS

Te aprochega! Tradicionalismo e associativismo no Piquete da AJURIS

Confirmando a tradição, a Associação está representada no Acampamento Farroupilha. O Piquete este ano foi inaugurado na noite de terça-feira (9/9). E com uma estrutura mais ampla e confortável aos associados. Artes plásticas, música e, claro, churrasco e chimarrão foram os ingredientes de uma noite cultural especial.

A vice-presidente Cultural, Jane Maria Köhler Vidal, a anfitriã da noite, saudou a consolidação do espaço como referência para a manutenção da tradição gaúcha e para fortalecer as parcerias e amizades entre os associados. “O Piquete foi pensado e planejado com muito carinho por toda equipe que não mediu esforços para consolidar este como um espaço de tradição e de preservação da cultura gaúcha. Queremos que todos se sintam em casa.”

Na mesma linha, o vice-presidente Gilberto Schäfer reforçou a importância da participação dos associados num local além dos espaços tradicionais de encontro entre magistrados como forma de fortalecer o associativismo na Magistratura.

A charla da noite ficou por conta do diretor do Departamento de Cultura Gaúcha, Felipe Valente Selistre, que, obviamente, não dispensou a pilcha ao falar sobre a importância de sustentar os padrões culturais. O magistrado destacou a importância do campeirismo para a efetivação da cultura social gaúcha. “O campeirismo é a essência da nossa cultura. Se tirarmos isso, não vai sobrar nada.” Selistre também destacou os vários magistrados que costumam prestar serviço à população pilchados, como forma de difundir “as coisas ricas do nosso chão”. Num dos pontos altos da noite, o magistrado surpreendeu a todos e chamou ao palco o seu pai para interpretar a canção Vozes Rurais, do cantor e compositor nativista João de Almeida Neto, que, também presente, se emocionou com a interpretação.

Depois de saborear um jantar campeiro para lá de especial, os presentes ainda tinham uma grande atração pela frente. O cantor nativista Mauro Moraes apresentou uma série de milongas e chamamés arrancando aplausos e emocionando um público certo de que vivera uma grande noite de tradição e cultura. João de Almeida Neto ainda deu uma canja ao lado de seu amigo fraternal de Uruguaiana.

Durante a abertura oficial, também foi descerrada a placa do Piquete da AJURIS, talhada em madeira pelo artesão Adriano Moraes. As vice-presidentes Jane Maria Köhler Vidal e Jocelaine Teixeira, o vice-presidente Gilberto Schäfer e o diretor do Departamento de Cultura Gaúcha, Felipe Valente Selistre participaram do ato.

O Piquete da AJURIS está localizado no Parque Harmonia, no lote 294, e segue com programação até o dia 20 de setembro. Para conferir a programação, clique AQUI.

Artes Plásticas

Compondo o cenário, sete obras do artista plástico Luis Carlos Kovalski estão expostas no Piquete. A exposição Reflexos de uma Porto Alegre rural e urbana faz parte das obras do artista que foi selecionado pelo edital para expor na Pinacoteca da AJURIS. Os costumes e elementos da cultural gaúcha, pintados em pincel espátula sobre tela, interagem com o ambiente e reforçam a proposta de integração cultural do Piquete. “É a primeira vez que tenho meus trabalhos no Acampamento Farroupilha. Estou muito feliz e tenho muito que agradecer a AJURIS por me proporcionar esta oportunidade”, disse Kovalski.

A vice-presidente Jane Maria Köhler Vidal complementou destacando que a Pinacoteca da AJURIS tem dado visibilidade a uma série de artistas que hoje têm obras expostas em diferentes espaços de arte do país e do mundo. “Nos propomos a tornar a arte visível ao público. A Pinacoteca da AJURIS chegou a um ponto em que fazemos pela coletividade e a coletividade faz por nós. Só nos resta dizer que esta arte fala pelo artista.”

 

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
(51) 3284.9108
imprensa@ajuris.org.br