18 maio Empossados novos desembargadores do Tribunal de Justiça gaúcho
Sete novos desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul foram empossados na tarde desta segunda-feira (18/5). Os magistrados promovidos são: Martin Schulze, Pedro Luiz Pozza, Marta Borges Ortiz, Victor Luiz Barcellos Lima, Léo Romi Pilau Júnior, Eduardo Kothe Werlang e Rosaura Marques Borba. O presidente da AJURIS, Eugênio Couto Terra, e o vice-presidente Administrativo, Gilberto Schäfer, acompanharam a sessão de posse, realizada no Plenário Ministro Pedro Soares Munõz. Presidiu a cerimônia o presidente do TJ/RS, José Aquino Flôres de Camargo.
Representando os novos desembargadores, o magistrado Martin Schulze destacou o sentimento de orgulho dele e de seus colegas desembargadores recém-empossados. “É um reconhecimento ao empenho de todos”, frisou. Em seu discurso, o desembargador apontou a necessidade de constante reflexão sobre a atuação da Magistratura. Também citou a AJURIS e a Escola da AJURIS como elementos importantes do Judiciário gaúcho na contribuição direta para o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, através da formação e aprimoramento das ideias e concepções, que levaram, por exemplo, a criação de varas especializadas, a formatação da prática de Justiça Restaurativa, avanços nas aplicações de penas alternativas e definições em varas de família, como a união e a adoção por casal homoafetivo.
O desembargador Sergio Miguel Achutti Blattes discursou em nome do TJ e recepcionou os novos desembargadores. Descreveu a trajetória profissional de cada um dos recém-empossados nas diferentes Comarcas do Estado. O magistrado também destacou as diferentes experiências e culturas adquiridas como elementos importantes para contribuir para as decisões do Tribunal. “Com certeza, diante da longa trilha que percorreram, trarão ânimo novo para o Tribunal de Justiça.”
A posse foi prestigiada por magistrados e familiares dos novos desembargadores.
Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9108
imprensa@ajuris.org.br