fbpx

PEC das Diretas no Judiciário ganha Comissão Especial na Câmara

PEC das Diretas no Judiciário ganha Comissão Especial na Câmara

Associações buscam democratizar o Judiciário
ampliando o colégio eleitoral das mesas diretoras.

 

A Câmara dos Deputados instituiu na tarde desta quarta-feira (1º/7) a Comissão Especial destinada a analisar o mérito da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 187/2012. O texto propõe a alteração do artigo 96 da Constituição Federal e permite eleições diretas para os Tribunais.

Este ato representa um avanço na luta da Magistratura pela democratização do Judiciário, que busca ampliar o colégio eleitoral das mesas diretoras dos tribunais.

A matéria já teve o relatório pela admissibilidade aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados em 15 de outubro de 2013. Desde então a expectativa era pela criação da Comissão Especial.

Nesta tarde, no ato de instalação na Câmara, o presidente da AMB, João Ricardo dos Santos Costa, e o presidente da AJURIS, Eugênio Couto Terra, dentre outras lideranças da Magistratura, reafirmaram a importância da proposta para a democratização do Judiciário.

O tema vem sendo tratado nacionalmente com o objetivo de valorizar a participação dos magistrados de primeira instância no processo de eleição dos órgãos diretivos.

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9141
imprensa@ajuris.org.br