10 abr Mês de conscientização do autismo terá exposição temática na Pinacoteca da AJURIS
Abril é considerado o mês para conscientizar a população sobre a inclusão de pessoas com Transtorno de Espectro Autista (TEA). Em alusão a data, a Pinacoteca da Associação dos Juízes do RS (AJURIS) realizará até o dia 29 de abril a exposição Azul de Afastamento, assinada pelo artista Fabiano Gonçalves Melo. As visitações podem ocorrer de segunda a sexta-feira, das 14h às 19h, no saguão do Foro Central II, em Porto Alegre. O lançamento da mostra foi realizado na última quinta-feira (6/4).
As obras utilizam os contornos das mãos como elementos gráficos, com predominância das cores azuis em referência ao TEA. A cor, que é associada a maior incidência do Transtorno de Espectro Autista em pessoas do sexo masculino, recebe um significado diferente na visão do artista. Melo, que foi diagnosticado com autismo nível 1, é pai de um menino com autismo severo. “Os tons de azul, considerados cores frias, servem para expressar a ideia de afastamento e exclusão. Um lembrete de que é muito mais fácil falar em inclusão do que praticá-la”, destaca.
Natural de Alvorada, Melo coleciona várias exposições em sua carreira artística, como Telas Improvisadas, As Cores do Espectro, Confirnart, Museu Baldio e A Arte, a Natureza e a Cidade. Atualmente, o artista cursa licenciatura em Artes Visuais na Uniasselvi, tendo também concluído diversos cursos na área.
O lançamento da exposição contou com a presença do vice-presidente Cultural da Associação, Daniel Neves Pereira, e da diretora do Foro de Porto Alegre, Alessandra Abrão Bertoluci.