08 dez Juiz Daniel Neves Pereira eleito presidente da AJURIS
O juiz Daniel Neves Pereira foi eleito presidente da Associação dos Juízes do RS (AJURIS) para o biênio 2026-27. A eleição na entidade foi concluída na manhã desta segunda-feira (8/12). O pleito teve 927 votantes no total. Também foram eleitos os novos
integrantes dos conselhos Deliberativo e Fiscal.
“Tivemos uma participação expressiva dos colegas, o que demonstra o engajamento da classe. Daqui para frente esperamos seguir com espírito de união para promovermos uma gestão que busca a valorização da magistratura gaúcha, que foi a proposta central da nossa campanha”, disse o presidente eleito.
A posse na AJURIS está agendada para uma cerimônia no Foro II no dia 3/2/26. O presidente da Associação, Cristiano Vilhalba Flores passa a integrar a diretoria da Associação Nacional dos Magistrados (AMB) como vice-presidente eleito para o triênio 2026-28. A entidade nacional será presidida pela juíza Vanessa Mateus, de São Paulo.
Os novos conselhos da AJURIS:
Executivo
Presidente: Daniel Neves Pereira
Vice-presidente Administrativo: Vancarlo André Anacleto
Vice-presidente de Patrimônio e Finanças: Alexandre Kreutz
Vice-presidente Cultural: João Carlos Leal Junior
Vice-presidente Social: Samyra Remzetti Bernardi
Vice-presidente de Aposentados: Paulo Augusto Monte Lopes
Deliberativo
Ângelo Maraninchi Giannakos
Nara Cristina Neumann Cano
Osmar de Aguiar Pacheco
Gabriela Dantas Bobsin
Silvio Viezzer
Aline Zambenedetti Borghetti
Rodrigo Antola Aita
Cátia Paula Saft
Vergílio Wellington Costa de Souza
Rui Portanova
Uda Roberta Doederlein Schwartz
Sylvio Antônio de Oliveira Corrêa
Cristiano Alberto de Campos Maciel
Valeriano Santos Filho
Mauro Borba
Fiscal
Laura de Borba Maciel Fleck
Charles Maciel Bittencourt
Eugênia Amábilis Gregorius
Quem é o novo presidente da AJURIS
Daniel Neves Pereira, 47 anos, ingressou na magistratura gaúcha em 2005, na Comarca de Santa Maria. Atualmente, é titular do 1º Juizado Especial da Fazenda Pública de Porto Alegre.
É graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e tem pós-graduação em Direito do Consumidor e Direitos Fundamentais, também pela Ufrgs. É pós-graduado em Jurisdição Inovadora pela Escola Nacional de Formação de Magistrados e Master of Laws com ênfase em Direitos Humanos pela Universidade de Indiana (Estados Unidos). É mestrando em Direito pela UnilaSalle.
Integra a Comissão de Inovação e o Comitê de Governança em Inovação e Tecnologia do Tribunal de Justiça do Estado do RS. Na AJURIS, foi diretor do Departamento de Direitos Humanos, vice-presidente Cultural e vice-diretor da Escola da Magistratura.