A Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul foi fundada em 11 de agosto de 1944, congregando magistrados do Estado do Rio Grande do Sul. A AJURIS tem como finalidades, entre outras previstas no seu Estatuto, prestar assistência aos seus associados, promover a formação e o aprimoramento profissional e zelar pela afirmação das garantias constitucionais da magistratura.
Além de atender às finalidades inerentes a toda entidade de classe, a Ajuris tem participado intensamente dos grandes debates nacionais e da discussão de temas relacionados com o exercício pleno da cidadania. Essa linha de atuação apoia-se no pressuposto de que a manutenção de uma sociedade democrática exige constante vigilância, aliada ao exercício permanente do juízo crítico sobre todas as instituições, e não apenas sobre o Poder Judiciário, e é particularmente necessária nos tempos que correm.
O Núcleo de Resgate Histórico foi instituído pela presidência da AJURIS em meados de 2012, tendo sido formado pelos magistrados Élvio Shuch Pinto, Wilson Carlos Rodycz, Adair Philippsen e Silvestre Jasson Ayres Torres e secretariado pela servidora Fernanda Moura e Cunha.
A missão do Núcleo é levantar os documentos de valor histórico para preservá-los fisicamente e expor os seus conteúdos, digitalmente, na página da Associação na internet.
O Núcleo está aberto à participação de todos os associados, a fim de bem atingir esses objetivos.