fbpx

Festejos Farroupilhas na Sede Campestre reuniu associados, familiares e convidados

Festejos Farroupilhas na Sede Campestre reuniu associados, familiares e convidados

O clima de confraternização e tranquilidade permearam os Festejos Farroupilhas da AJURIS na Sede Campestre. O evento aconteceu entre sábado (17/9) e terça-feira (20/9), com programação intensa e adesão de associados acima da expectativa dos organizadores.

O diretor do Departamento de Cultura Gaúcha, Roberto Laux Junior, comemora a participação e o engajamento dos colegas, observando que a previsão foi superada, mesmo com a proximidade das eleições, o feriadão e a mudança de local. Conforme o magistrado passaram pela Sede Campestre: 39 pessoas no sábado, 125 no domingo e 71 na terça-feira, afora alguns convidados de associados, cujas despesas não foram pagas pela Associação. “Um dado muito relevante é que a grande maioria era composta por famílias , muitas delas com crianças, as quais, em sua grande maioria, não frequentavam o piquete”, relata o magistrado. Ele destaca, também, que o evento contemplou um público que até então não integrava as comemorações da Semana Farroupilha da AJURIS: “As pessoas com quem conversei estavam visivelmente satisfeitas e apoiando a iniciativa. O ambiente foi de muito congraçamento e tranquilidade, o que foi ressaltado por todos, inclusive, pelos músicos contratados, que perceberam e elogiaram bastante esse aspecto”.

No sábado (17/9), houve apresentação do grupo de dança CTG Estância da Azenha, que convidou festejos-montagem2os presentes para dançarem e apresentou um apanhado das danças e ritmos gaúchos mais conhecidos, além de chula e dança de salão, dando explicações que enfocam o aspecto cultural. A apresentação do grupo musical Beira D’estrada, muito elogiado por todos, encerrou o primeiro dia dos Festejos.

O domingo (18/9) começou com costelão 12 horas e se estendeu com a apresentação dos músicos convidados: Marcello Caminha, Chico Saratt, Léo Almeida e Paulinho Cardoso. As famílias e crianças aproveitaram também os pôneis e o cavalo disponibilizados para passeio. “As crianças ficaram encantadas e passearam pela Sede durante a tarde inteira. Os pais ficaram muito felizes com a iniciativa. Muitas das crianças viram pela primeira vez, de perto, um cavalo, e outras tantas puderam ter a primeira experiência de cavalgada”, relata Roberto Laux Junior.

Na segunda-feira (19/9), um jantar campeiro foi preparado na Sede Administrativa para a reunião do Conselho Executivo. Já na terça-feira, 20 de setembro, último dia dos Festejos Farroupilhas, houve churrasco e nova apresentação dos músicos Léo Almeida e Paulinho Cardoso na Sede Campestre, que convidaram o diretor do Departamento de Cultura Gaúcha, Roberto Laux Junior, a cantar algumas canções. O talento musical do magistrado surpreendeu e encantou os associados e seus convidados. O encerramento do evento foi marcado pelo Hino Rio-Grandense e grande participação dos presentes.

“No geral, a iniciativa obteve significativo êxito. É relevante apontar que o objetivo maior foi alcançado, ou seja, a satisfação dos associados e o culto aos valores e à tradição gaúcha, com ênfase à participação das famílias, que foi marcante”, conclui o diretor do Departamento de Cultura Gaúcha.

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9120
imprensa@ajuris.org.br