20 out Face-RS realiza sua primeira reunião presencial e discute importância das carreiras de Estado
A Federação das Associações das Carreiras de Estado (Face-RS) promoveu na manhã desta quarta-feira (20/10) seu primeiro encontro presencial, no salão de eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. A AJURIS é uma das associações de classe fundadoras da Face-RS, junto com outras seis entidades. Presidente da AJURIS, o juiz Orlando Faccini Neto é vice-presidente da federação.
Na abertura do evento, o presidente da AJURIS lembrou aos colegas dirigentes das entidades de classe e ao público presente que o primeiro desafio da Face “é encontrar a sua face”, ou seja, a sua linha de atuação que englobe os interesses comuns das sete categorias que se mobilizaram pela criação de uma entidade única. Faccini também fez um forte discurso em defesa da atuação dos servidores públicos, lembrando as citações do ministro da Economia, Paulo Guedes (que chamou de “parasita” a categoria), e do rei da França Luís XIV (que imortalizou a frase “o Estado sou eu”). “Nós, das carreiras de Estado, podemos afirmar que nós somos o Estado, e também podemos dizer que parasitas são os que transitoriamente passam pelo serviço público sugando suas energias e suas riquezas”, disse o vice-presidente da Face-RS. Em seguida, concluiu afirmando que o grande desafio da entidade é demonstrar para a sociedade a importância do servidor público.
“O espírito desta Federação é a igualdade na participação, e nossas decisões serão todas tomadas em consenso para construirmos o que é comum as nossas carreiras, e todas elas com certeza irão ajudar na construção de um Estado e uma sociedade gaúcha melhor”, disse o presidente da Face-RS na solenidade de abertura. Após a cerimônia, que contou com a presença do procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, e de presidentes e líderes das associações que formam a Face-RS, o advogado Rafael Maffini fez uma palestra sobre o papel das carreiras de Estado no desenvolvimento econômico e social.
Sobre a Face-RS
A Face-RS é presidida pelo auditor fiscal da Receita Estadual Marcelo Ramos de Mello, também presidente da associação da categoria (Afisvec), e conta com a participação das entidades de classe do Ministério Público (AMP-RS), defensores públicos (Adpergs), procuradores do Estado (Apergs), delegados da Polícia Civil (Asdep) e oficiais da Brigada Militar (AsofBM), além da AJURIS.
A união de sete entidades começou a ser discutida informalmente no final de 2018, ocasião em que o governo estadual enfrentava séria crise econômica e financeira. Nesse momento, começaram as primeiras reuniões envolvendo os líderes das sete associações fundadoras, cada qual contribuindo por meio das experiências e capacidades dos seus profissionais. As reuniões se seguiram ao longo de 2019.
A entidade foi fundada oficialmente em 29 de abril de 2021. A primeira gestão da FACE vai até 2023. Veja a composição da diretoria:
Marcelo Ramos de Mello, presidente (Afisvec)
Orlando Faccini Neto, vice-presidente (AJURIS)
Roger Nardys de Vasconcellos, secretário-geral (Asofbm)
Helena Maria Silva Coelho, diretora financeira (Apergs)