12 nov Eleição Direta Simulada tem 57,82% de participação
Magistrados de 1º e de 2º grau manifestaram interesse em
participar da escolha da mesa diretora do TJ/RS.
Por mais de um mês a Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS) mobilizou a sua estrutura para a realização da Eleição Direta Simulada à Presidência do TJ/RS. Foram produzidas matérias, enviados SMS, realizadas entrevistas pela Radioweb e disponibilizadas as plataformas de cada candidato. O resultado foi a participação de 57,82% dos associados da ativa no pleito realizado entre os dias 9 e 11 de novembro.
O percentual foi calculado a partir do colégio eleitoral provável de 678 magistrados da ativa. O número exclui os associados em licença e em férias, em razão de que a maioria não costuma acessar o e-mail funcional nestas situações.
“Essa participação foi muito importante. Devemos comemorar esse resultado porque uma participação tão grande e tão efetiva demonstra a capacidade de mobilização da AJURIS e também o grande interesse da Magistratura de que todos possam votar para a escolha das mesas diretoras”, destacou Eugênio Couto Terra, ao anunciar o resultado ao Conselho Executivo, na quarta-feira.
Com a ampla participação, o desembargador Luiz Felipe Silveira Difini teve 55,10% e o desembargador Guinther Spode 43,63%. Nulos e Brancos foram 1,27%.
Eugênio Terra agradeceu a participação de todos e saudou os desembargadores Difini e Guinther, que se dispuseram a participar do exercício simulado. “Entendemos que o fundamental é que esse exercício simulado trouxe o debate sobre a maior democratização do Poder Judiciário com a possibilidade de ampliação do colégio eleitoral para abranger magistrados de 1º e de 2º graus.”
Números da eleição:
Luiz Felipe Silveira Difini – 55,10% – 216 votos
Guinther Spode – 43,63% – 171 votos
Nulos e Brancos – 1,27% – 5 votos
Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9141
imprensa@ajuris.org.br