fbpx

Eleição da AJURIS tem mais de 50% dos votos pela Internet

Eleição da AJURIS tem mais de 50% dos votos pela Internet

Primeiro pleito com possibilidade de voto pelo meio eletrônico permitiu maior participação dos associados.

Os 975 votos registrados na eleição da AJURIS para a gestão 2016/2017, dentre válidos, brancos e nulos, o que representa cerca de 80% do colégio eleitoral, registraram o maior comparecimento percentual dentre associações estaduais do Brasil em pleito de chapa única em 2015.

O registro feito pelo presidente da AJURIS, Eugênio Couto Terra, e também pelo presidente eleito, Gilberto Schäfer, pontuou a primeira eleição da história da Associação que contou com o voto pela Internet, além das possibilidades por sobrecarta e urna eletrônica. “O fato de mais de 50% dos votos terem sido realizados pela Internet atesta como acertada a inovação realizada”, destacou Eugênio Terra.

Presidente eleito Gilberto Schäfer recebe os cumprimentos do presidente da AJURIS, Eugênio Couto Terra, após a divulgação do resultado

Presidente eleito Gilberto Schäfer recebe os cumprimentos do presidente da AJURIS, Eugênio Couto Terra, após a divulgação do resultado

O voto pela Internet também foi importante para o alto índice de comparecimento às urnas. “É um dia de alegria para todos os associados da AJURIS, de alegria para a Magistratura do estado do Rio Grande do Sul. Conseguimos o maior comparecimento de eleitores de todas as associações do Brasil em chapa única”, frisou Eugênio Terra. “Tenho certeza que nós somos no Brasil uma das eleições em que mais comparecem eleitores”, completou Schäfer.

A Chapa 1 Compromisso e Ação! recebeu expressivos 878 votos: o que representa uma aprovação de 90,05% dos votantes. No Conselho Fiscal, os eleitos também obtiveram grande votação: Adão Sérgio do Nascimento Cassiano (244), Elaine Harzheim Macedo (239) e Carlos Frederico Finger (145).

A participação de 80% dos associados no processo eleitoral da AJURIS também contribuiu para significativa votação na escolha dos 15 membros titulares do Conselho Deliberativo. Analisando em separado, o Conselho registrou 963 votos, 10 brancos e dois nulos. O associado, Sérgio Gischkow Pereira, foi o mais votado para o Conselho Deliberativo, com 193 votos. O magistrado, que na atual gestão é vice-presidente do Deliberativo e diretor do Departamento de Promoção da Cidadania, agradeceu a confiança dos associados. “Vou fazer o possível, em conjunto com os demais colegas do Deliberativo, todos sem dúvida alguma de grandes serviços à Magistratura, e haveremos, todos juntos, de lutar bastante em um momento que é muito difícil. Aliás, na solicitação de voto, destaquei que, no momento que a Magistratura está passando, é fundamental a firmeza e a união da classe, de maneira que tenho a certeza de que assim será”, ressaltou.

Angelo Giannakos, Sérgio Gischkow Pereira e Maria Lucia Rodrigues, os mais votados para o Conselho Deliberativo recebem os cumprimentos da vice-presidente Social eleita, Rute dos Santos Rossato, e o presidente Eugênio Terra

Angelo Giannakos, Sérgio Gischkow Pereira e Maria Lucia Rodrigues, os mais votados para o Conselho Deliberativo, recebem os cumprimentos da vice-presidente Cultural eleita, Rute dos Santos Rossato, e o presidente Eugênio Terra

O segundo colocado na eleição para o Deliberativo, com 134 votos, Angelo Maraninchi Giannakos, também se disse satisfeito com o resultado obtido. “Estou muito feliz com a confiança dos colegas. O grande número de associados que atenderam o chamado da AJURIS e participaram evidencia o sucesso desta eleição”, sublinhou.

A associada Maria Lucia Boutros Buchain Zoch Rodrigues foi a terceira mais votada para o Deliberativo, com 53 votos.  A magistrada que atua na 14ª Vara Cível do 1º Juizado de Porto Alegre, também salienta o expressivo comparecimento de associados na eleição e o fato de ter sido reeleita para o Deliberativo. “Me senti muito honrada por ter sido reeleita e ficado entre os associados mais votados para o Conselho Deliberativo. Ao mesmo tempo, representa uma grande responsabilidade”, frisou.

Foi definida, ainda, a nova Direção da Escola da AJURIS: Cláudio Luiz Martinewski (diretor) e Rosana Bróglio Garbin (vice-diretora); e do DAS: José Eugênio Tedesco (diretor) e Paulo Augusto Monte Lopes, Maria Elisa Schilling e Marcelo Marion Rodrigues (subdiretores).

Confira a lista dos eleitos ao Conselho Deliberativo em ordem alfabética:

Angelo Maraninchi Giannakos
Charles Maciel Bittencourt
Cristiano Vilhalba Flores
Dalmir Franklin de Oliveira Júnior
Helga Inge Reeps
Joseline Mirele Pinson de Vargas
Liége Puricelli Pires
Maria Lucia Boutros Buchain Zoch Rodrigues
Mauro Peil Martins
Nelson Souza Soares Rassier
Paulo Augusto Oliveira Irion
Rosane Wanner da Silva Bordasch
Sérgio Gischkow Pereira
Silvio Viezzer
Suélen Caetano de Oliveira

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9108
ajuris.org.br