fbpx

Cristiano Vilhalba Flores é eleito presidente da AJURIS

Cristiano Vilhalba Flores é eleito presidente da AJURIS

O juiz de Direito Cristiano Vilhalba Flores, 50 anos, foi eleito presidente da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS) para o biênio 2024-25. A votação, aberta a todos os associados, foi encerrada ao meio-dia desta sexta-feira (8/12) e o resultado anunciado pela Comissão Eleitoral, presidida pelo juiz Alexandre Kreutz. A chapa única encabeçada por Vilhalba Flores teve 802 votos. O novo presidente assumirá em uma cerimônia no dia 1º/2, substituindo o desembargador Cláudio Martinewski.

“Entendo que o papel da AJURIS, ao completar seus 80 anos, seguirá sendo o de representar a voz da magistratura gaúcha na defesa de suas prerrogativas e do Estado Democrático de Direito. Vamos atuar por um Poder Judiciário forte e valorizado como pilar fundamental para a segurança da sociedade”, afirmou o presidente eleito ao final da apuração.

Atuando na magistratura gaúcha desde 1999, Flores já passou pelas comarcas de Capão da Canoa, Crissiumal, Tenente Portela, São Gabriel, Sapucaia do Sul, Canoas e Porto Alegre. Graduado em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do RS (Unijui), o magistrado é especialista em Direitos Fundamentais pela Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS), mestre em Direito Internacional e doutorando na mesma área pela Universidade Federal do RS (UFRGS). Na AJURIS, foi vice-presidente de Patrimônio e Finanças e atualmente é vice-presidente Administrativo.

Vilhalba Flores também atua como docente na Escola da Magistratura da AJURIS e na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). Engajado pela pesquisa científica, o juiz é autor do livro “Controle de Convencionalidade: Integração Jurídica e Legitimidade do Particular”.

Junto com Vilhalba Flores, integram o novo Conselho Executivo os vice-presidentes Helena Ruppenthal Cunha (Administrativo), Thiago Dias da Cunha (Patrimônio e Finanças), Samyra Remzetti Bernardi (Cultural), Amita Antônia Leão Barcellos Milleto (Social) e Nelita Teresa Davoglio (Aposentados).

As eleições também renovaram os conselhos Deliberativo e Fiscal da AJURIS para a gestão 2024-25. As novas composições:

Conselho Deliberativo (titulares)

Angelo Maraninchi Giannakos
Cristiano Alberto de Campos Maciel
Dulce Ana Gomes Oppitz
Eduardo Savio Busanello
Henrique Osvaldo Poeta Roenick
Josiane Caleffi Estivalet
Lizandra Cericato
Marina Louzada de Lacerda
Mauro Peil Martins
Max Akira Senda de Brito
Rui Portanova
Sylvio Antônio de Oliveira Corrêa
Suellen Rabelo Dutra
Suzana Viegas Neves da Silva
Uda Roberta Doederlein Schwartz

Conselho Deliberativo (suplentes)

Andréia Nebenzahl de Oliveira
Davi de Souza Lopes
Edison Luis Corso
Fernanda Ghiringhelli de Azevedo
Helga Inge Reeps
Mauro Borba  

Conselho Fiscal (titulares)

Deborah Coleto Assumpção de Moraes
Leandro Raul Klippel
Mariana Motta Minghelli 

Conselho Fiscal (suplentes)

Samuel Borges
Silvio Viezzer