29 nov Como será a votação nas eleições da AJURIS
As eleições da Associação dos Juízes do RS (AJURIS) para o biênio 2022-2023 ocorrem entre os dias 5 e 8 de dezembro. Pela primeira vez em ambiente totalmente digital, o pleito será realizado pelo sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Os associados ativos e aposentados votarão três vezes: Conselho Executivo, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal. No Executivo, apenas a chapa encabeçada pelo desembargador Cláudio Martinewski concorre.
Para que os sócios possam participar do processo de escolha da nova gestão da AJURIS, seguem algumas orientações:
1º passo – o acesso ao ambiente de votação
O associado receberá um e-mail do TRE com um link, um login e uma senha de acesso. O associado deve clicar no link e usar o login e a senha para ingressar no sistema. Trata-se de um sistema totalmente independente e seguro, administrado pelo TRE e usado exclusivamente para as eleições na AJURIS.
Esse e-mail será enviado pelo TRE no dia 1º de dezembro para o e-mail que o associado tem cadastrado na AJURIS. Se o associado não recebê-lo, deve entrar em contato com o e-mail informatica@ajuris.org.br solicitando o envio de novo e-mail pelo TRE.
2º passo – o período da eleição
O associado receberá o e-mail no dia 1º de dezembro, mas atenção: o sistema de votação só será aberto a partir das 9h do dia 5 de dezembro, quando se inicia o pleito. A votação será encerrada às 12h do dia 8 de dezembro. O associado poderá votar, usando o link remetido pelo TRE, em qualquer momento desse período.
3º passo – as três eleições
Depois de ingressar no ambiente de votação, o associado votará três vezes. A primeira no Conselho Executivo. Nesta eleição, apenas uma chapa concorre, presidida pelo desembargador Cláudio Martinewski. No sistema aparecerá apenas o nome do candidato a presidente, sem os demais integrantes da chapa.
A segunda na formação do Conselho Deliberativo. Nesta eleição, o associado vota em um dos 29 candidatos que estarão em uma relação. Os 15 candidatos mais votados passam a integrar o Conselho Deliberativo, e os demais passam a ser considerados suplentes, observada a ordem de votação.
A terceira votação será na formação do Conselho Fiscal. Nesta eleição, o associado vota em um dos cinco candidatos que estarão em uma relação. Os três mais votados passam a integrar o Conselho Fiscal, e os demais passam a ser considerados suplentes, observada a ordem de votação
4º passo – os resultados
Encerrada a votação, às 12h do dia 8 de dezembro, o TRE totaliza os votos e informa o resultado à Comissão Eleitoral da AJURIS, que divulgará os resultados finais durante a tarde.