fbpx

AJURIS recebe presidente do STJ em jantar institucional

AJURIS recebe presidente do STJ em jantar institucional

A Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS) recebeu, na noite desta quinta-feira (5), o presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Herman Benjamin, para um jantar institucional realizado no Salão Nobre da entidade. O encontro integrou a programação de atividades relacionadas à reabertura do Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFRGS e reuniu autoridades do Judiciário, da advocacia, do Ministério Público e da academia.

Promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o jantar contou com o apoio da AJURIS e da Escola da AJURIS, em um momento de confraternização e diálogo institucional entre representantes de diferentes instituições do sistema de Justiça. Entre os presentes estiveram magistrados, professores, dirigentes de entidades jurídicas e autoridades públicas.

Ao recepcionar o ministro, o presidente da AJURIS, Daniel Neves Pereira, destacou a importância da presença do chefe do STJ e a relação histórica entre a entidade e o magistrado.

“É uma honra para a AJURIS receber o presidente do Superior Tribunal de Justiça. O ministro Herman Benjamin é sócio honorário da associação, uma distinção concedida a poucas personalidades e que representa o reconhecimento por sua trajetória e contribuição ao Direito e à magistratura brasileira”, afirmou.

A diretora da Escola da AJURIS, desembargadora Clarissa Costa de Lima, ressaltou a proximidade histórica entre a entidade e a Faculdade de Direito da UFRGS, destacando o papel da universidade na formação da magistratura gaúcha.

“Nos orgulha muito essa proximidade entre a Escola da AJURIS e a UFRGS. Temos muitos magistrados, presidentes e ex-presidentes do Tribunal de Justiça do Rio Grande do SUL que têm relação com a Universidade. Até hoje contamos com professores da UFRGS tanto na formação inicial quanto na formação continuada de juízes”, afirmou.

Durante o encontro, o presidente do STJ ressaltou a importância da aproximação entre magistratura e academia. “A UFRGS é um verdadeiro celeiro da magistratura gaúcha e nacional. Seus quadros se destacam nas carreiras jurídicas em todo o país, especialmente na magistratura estadual e federal do Rio Grande do Sul. Existe uma conexão muito forte com a universidade, seja pela formação de seus ex-alunos, seja pelo retorno desses profissionais como professores, palestrantes e orientadores acadêmicos”, destacou.

Representando a Faculdade de Direito da UFRGS, a professora Cláudia Lima Marques lembrou a origem histórica da instituição e a relação construída ao longo do tempo com a magistratura.

“A Faculdade de Direito da UFRGS é a mais antiga do Estado, fundada em 1900 por desembargadores. Desde então existe uma união histórica entre o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, a AJURIS e a universidade. Essa conexão sempre esteve marcada pela busca do conhecimento jurídico e pelo compromisso com a ciência”, afirmou.

A professora também destacou a importância da cooperação institucional na realização de atividades acadêmicas e jurídicas, mencionando a realização conjunta de eventos entre a universidade, o Judiciário e a Escola da AJURIS.

O jantar reuniu ainda diversas autoridades do sistema de Justiça, entre elas o presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, desembargador Eduardo Uhlein, membros da Diretoria da AJURIS, representantes do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, Ministério Público, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Sul, além da reitora da UFRGS, Márcia Barbosa, demais professores e magistrados.