fbpx

AJURIS propõe movimento pela regulamentação de Lei que altera indexador da dívida pública

AJURIS propõe movimento pela regulamentação de Lei que altera indexador da dívida pública

Associação participa, desde 2012, da campanha Dívida do RS: Vamos passar a limpo essa conta!

O cenário de crise enfrentado pelo Rio Grande do Sul está motivando a AJURIS a retomar empenho pela regulamentação da lei complementar 148/2014, que altera o indexador das dívidas de Estados e municípios com a União. Sancionada em 26 de novembro de 2014, a lei ainda não está em vigor.

O presidente da AJURIS, Eugênio Couto Terra, que esteve em Brasília esta semana, conversou com o vice-presidente de Relações Governamentais do PSB, Beto Albuquerque, que apoiou a iniciativa. “Desde 2012 a AJURIS empenhou esforços para começar uma campanha, que culminou com a aprovação pelo Senado. Mas não podemos ficar acomodados esperando que a regulamentação aconteça. Vamos insistir para que seja rápido”, destaca Eugênio Terra.

Beto Albuquerque manifestou total interesse em trabalhar em conjunto com a AJURIS e com as demais entidades que integraram a campanha Dívida do RS: Vamos passar a limpo essa conta!, para que se construa uma solução para o RS.

A Associação tem sido propositiva se colocando à disposição para buscar soluções para resolver a crise financeira. “Precisamos de um agir propositivo que procure alternativas e viabilize o crescimento do Estado”, enfatiza Eugênio Terra.

Lei Complementar 148/2014: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/LCP/Lcp148.htm

O texto aprovado é retroativo a janeiro de 2013, e prevê a troca do indexador da dívida renegociada com a União em 1997, do IGP-DI, mais 6% ao ano para IPCA mais 4% (ou Selic).

A lei também autoriza a União a conceder descontos sobre os saldos devedores dos Estados, usando como limite para os encargos a taxa Selic, desde a assinatura dos contratos. Para se beneficiar das novas condições, estados e municípios terão de assinar aditamentos contratuais com a União.

Atuação institucional:

Associação participou ativamente de mobilização em busca de uma solução para a dívida, desde 2012, quando junto com quase cem entidades se organizou a campanha Dívida do RS: Vamos passar a limpo essa conta!.

 

Em 2013, com o encaminhamento do PLC 99/2013 o então presidente da AJURIS, Pio Giovani Dresch, e o vice-presidente Administrativo, Eugênio Terra, participaram ativamente no Congresso da negociação pela aprovação do projeto. Havia a avaliação de que a proposta não era a ideal, mas que era preciso assegurar o que se tinha alcançado. Em 2014, o presidente da AJURIS, Eugênio Couto Terra, manteve a mobilização da Associação e acompanhou em Brasília, junto com governadores, deputados, e entidades representativas, a aprovação da matéria.

 

Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9141
imprensa@ajuris.org.br