fbpx

Direção da AJURIS prestigia cerimônia de transmissão de cargo no TRE-RS

Direção da AJURIS prestigia cerimônia de transmissão de cargo no TRE-RS

Carlos Marchionatti e Jorge Dall’Agnol assumiram a presidência e vice, respectivamente.

O presidente da AJURIS, Gilberto Schäfer, e a vice-presidente, Vera Deboni, prestigiaram na tarde desta sexta-feira (26/5) a cerimônia de transmissão de cargo da nova Direção do Tribunal Regional Eleitoral do RS (TRE-RS) para o período 2017/2018. Na ocasião, foram empossados como presidente o desembargador Carlos Cini Marchionatti e como vice-presidente, corregedor regional eleitoral e ouvidor o desembargador Jorge Luís Dall’Agnol.

Após a cerimônia, Gilberto Schäfer e Vera Deboni cumprimentaram a nova Direção do TRE-RS, ressaltando que a AJURIS está à disposição para acompanhar pautas de relevância para a Magistratura e para a cidadania, como a questão da Portaria 372 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que extingue zonas eleitorais.

O tema e os efeitos negativos para a jurisdição eleitoral tem sido objeto de mobilização e é uma das pauta prioritárias da AJURIS. “Temos convicção que a atuação do presidente Marchionatti e do vice-presidente Dall’Agnol será importante para evitar os prejuízos desta Portaria, que representa um desmonte da Justiça Eleitoral”, afirmou Schäfer.

Para a vice-presidente da Associação, Vera Deboni, a união de todas as forças é fundamental para que se obtenha efetividade na demanda: “A Justiça Eleitoral é uma tema muito caro para a AJURIS, por isso reafirmamos que somos parceiros do TRE-RS em todas as pautas que envolvam esta temática”, afirma a magistrada.

A Portaria 372 do TSE foi abordada no discurso de posse do presidente do TRE-RS, Carlos Marchionatti. O magistrado, que é ex-presidente da AJURIS, afirmou que no momento os esforços do Tribunal estão destinados à preservação das zonas eleitorais, afirmou a necessidade da revisão da orientação do TSE e “que está em curso, graças também à sensibilidade do ministro Gilmar Mendes”, citou.

Em seu discurso de despedida, a desembargadora Liselena Schifino Robles Ribeiro fez um breve balanço de sua gestão, destacando que processo eleitoral de 2016, “foi a apuração mais rápida da história, onde atendemos com presteza, eficiência e imparcialidade”. A magistrada citou também o trabalho desenvolvido no cadastro biométrico e a reestruturação da Escola Eleitoral.

A Direção do Tribunal de Justiça (TJ/RS) também participou do evento com a presença do presidente Luiz Felipe Silveira Difini, do 3º vice-presidente, Paulo Roberto Lessa Franz e da Corregedora-Geral da Justiça, Iris Helena Medeiros Nogueira. Também prestigiaram a posse o Diretor do Foro da Comarca de Porto Alegre, Amadeo Henrique Ramella Buttelli, o ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Ruy Rosado de Aguiar Júnior, além de magistrados e diversas autoridades estaduais e nacionais.

Confira a notícia do jantar do TRE-RS.

Veja a galeria de fotos:

 

Texto e fotos: Joice Proença
Departamento de Comunicação
Imprensa AJURIS
51 3284.9107
imprensa@ajuris.org.br