fbpx

AJURIS prepara programação de eventos para o Mês da Mulher

AJURIS prepara programação de eventos para o Mês da Mulher

A Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS) prepara uma programação especial para marcar o Mês da Mulher, celebrado em março. Neste ano, a 6ª edição da campanha Lugar de Mulher é Onde Ela Quiser trará para o centro do debate a violência de gênero e os desafios de ser mulher na contemporaneidade. O evento é uma iniciativa do Departamento Cultural da entidade.

Recentemente, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgou que todas as formas de violência contra a mulher cresceram em 2022, foram mais de 50 mil vítimas diariamente no ano passado. A partir disso, a Associação promove a roda de conversa Manifesto Anti-feminicídio, com a participação da escritora Lélia Almeida e da artista visual Graça Craidy e mediação da juíza de Direito Madgéli Frantz Machado. O evento ocorrerá no dia 16 de março, às 19h, no Foyer do Foro Central II, em Porto Alegre. 

O encontro é inspirado na exposição artística de Graça, que leva o mesmo nome da roda de conversa. A obra, exposta na Pinacoteca da AJURIS no Foro Central II até 31 de março, retrata a gravidade da violência de gênero no Brasil. “Nossos dois eventos serão mediados por duas grandes mulheres que atuam com violência de gênero na jurisdição. Podemos esperar uma programação empática e cheia de discussões importantes para vivermos em uma sociedade melhor”, afirma o vice-presidente Cultural da AJURIS, Daniel Neves Pereira. 

Discutir o “ser mulher” também está no radar da Associação. Em 2022, a Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça estabeleceu que a Lei Maria da Penha também deve ser aplicada aos casos de violência doméstica ou familiar contra mulheres transgênero. O tema será debatido na roda de conversa Desafios de Ser Mulher na Sociedade Contemporânea, com a participação da atriz, escritora e produtora Clara Corleone e da suplente de vereadora em Porto Alegre, ativista dos Direitos Humanos e da comunidade LGBTQI+ Natasha Ferreira e mediação da juíza de Direito Marcia Kern. O evento ocorrerá no dia 30 de março, às 19h, no Foyer do Foro Central II, em Porto Alegre. 

No Foro de Santa Cruz do Sul, a programação terá no dia 20 de março, às 18h, uma palestra sobre saúde da mulher com a médica ginecologista Denise Miller, presidente da Associação de Prevenção do Câncer de Colo de Útero. O evento é destinado aos magistrados e servidores da Justiça do município. O evento está sendo organizado pela juíza de Direito Josiane Caleffi Estivalet, diretora do Departamento Cultural.

Além disso, a AJURIS também está organizando uma campanha de arrecadação de roupas, produtos de higiene pessoal e beleza ou transferência financeira para as instituições Casa Viva Maria, um abrigo protegido para mulheres em situação de violência doméstica e sexual, e Igualdade RS, uma associação de Travestis e Transsexuais no Estado. As doações podem ser feitas até 31 de março na Sede Administrativa da Associação (Rua Celeste Gobbato, nº 81) ou na Conta Bancária 07733-0, Agência 0106, do Banco Sicredi (código 748), com o CNPJ 92965748/0001-47.

Os eventos são abertos ao público externo. As confirmações de presença podem ser feitas através do e-mail centraldeeventos@ajuris.org.br ou pelo WhatsApp (51) 99669-8133.