fbpx

AJURIS integra a Jornada Latino-Americana de Integração Judicial – Juízes pela Paz

AJURIS integra a Jornada Latino-Americana de Integração Judicial – Juízes pela Paz

A Associação dos Juízes do RS (AJURIS) é uma das signatárias da Carta de Compromisso Institucional firmada ao final da Segunda Jornada Latino-Americana de Integração Judicial – Juízes Pela Paz. O encontro foi realizado na Faculdade de Direitos e Ciências Sociais de Buenos Aires e começou na quinta-feira (20/11), com previsão de final neste sábado.

A primeira Jornada ocorreu no ano passado, em Mendoza (Argentina), e deu início a um processo de integração de magistrados de diferentes países da América do Sul. Na edição deste ano, participaram magistrados de sete países: Brasil, Argentina, Paraguai, Chile, Colômbia, Peru e Bolívia.

Durante a parte científica do encontro, representantes de todos os países participantes fizeram um relato sobre a situação do Poder Judiciário em suas nações, identificando desafios em comum. Pelo Brasil, o relato foi feito pelo presidente da AJURIS, Cristiano Vilhalba Flores. Ao final, foi divulgada a Carta de Compromisso Institucional e ficou formalizada a criação do colegiado com a formatação de um estatuto que terá por objetivo trabalhar para que as populações dos países da América valorizem a atuação do Poder Judiciário, principalmente pela sua essência de olhar para as questões humanas durante seus julgamentos.

Junto com o presidente da AJURIS participaram da Jornada as vice-presidentes Helena Ruppenthal Cunha (Administrativa) e Amita Leão Barcellos Milleto (Social) e a diretora da Escola da Magistratura, Clarissa Costa de Lima. O diretor de Esportes da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), José Flores, foi um dos organizadores do evento esportivo que ocorreu ao encerramento da Jornada.

Leia aqui a Carta de Compromisso Institucional