fbpx

1ª Jornada Latino-Americana de Integração Judicial

1ª Jornada Latino-Americana de Integração Judicial

A AJURIS foi uma das associações organizadoras da 1ª Jornada Latino-Americana de Integração Judicial – Juízes Pela Paz. O evento ocorreu entre os dias 12 e 16/6, em Buenos Aires, e reuniu cerca de 400 magistradas e magistrados do Brasil, Argentina, Paraguai e Chile.

Dividido em dois momentos, a Jornada contou com atividades acadêmicas e esportivas. A abertura foi na Faculdade de Direito de Buenos Aires, e a parte esportiva realizada no complexo do clube Boca Juniors. O Brasil foi o grande vencedor da disputa esportiva na classificação geral.

O presidente da AJURIS, Cristiano Vilhalba Flores, que liderou a comitiva gaúcha, considerou que “o evento conseguiu unir o melhor de dois mundos, acadêmico e esportivo, propiciando troca de experiências entre os sistemas de Justiça dos países, assim como uma integração dos juízes americanos pelo esporte. E ainda teve espaço para a solidariedade entre os povos”. Durante a Jornada, magistrados da Argentina, Paraguai e Chile doaram cerca de 3 mil dólares para a campanha solidária promovida pela AJURIS para auxiliar as comunidades atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Resultados dos esportes

O Brasil foi o grande campeão da parte esportiva da 1ª Jornada em Buenos Aires. A delegação brasileira foi formada por cerca de 70 atletas de diferentes associações regionais e foi coordenada pelo diretor de Esportes da AJURIS, José Antônio Flores, com a participação de Gustavo Henrique Silveira Silva (Rio Grande do Norte) e Laércio José Mendes Ferreira Filho (São Paulo).

Nas modalidades coletivas, os times de vôlei (feminino e masculino) foram campeões. No basquete masculino, o Brasil foi vice-campeão. No futebol de campo, o Brasil foi campeão na categoria 35 anos e terceiro na categoria 45 anos+.

Nos esportes em dupla e individuais, Ricardo Durante (RS) e Silvio Marcos de Aquino Antunes (PR) foram campeões como dupla no tênis. No paddle masculino, Guilherme Correa e Tarso Debus (ambos do RS) foram campeões, e a dupla Maria Luiza Pollo Gaspary e Marlise Cordenonsi Bortoluzzi (ambas do RS) foi vice-campeã feminina.

Na rústica de 5km categoria 45 anos+, Ana Raquel Lacerda Brasileira de Vasconcelos (CE) foi a campeã.