Pinacoteca da AJURIS agora também será virtual

Pinacoteca da AJURIS agora também será virtual

A partir da próxima segunda-feira (5/10), a Pinacoteca da AJURIS irá ganhar um espaço virtual para compartilhar e visibilizar o trabalho da comunidade artística do Rio Grande do Sul. Impulsionada pela pandemia, a iniciativa amplia o alcance das exposições que até então ocupavam o ambiente físico, localizado no prédio da Escola da Magistratura, em Porto Alegre. As visitas poderão ser realizadas por meio do site da Associação.

Como destaca a vice-presidente Cultural, Márcia Kern, a criação do espaço virtual, além de permitir a continuidade do projeto durante o período de isolamento social, também marca a expansão da Pinacoteca. Mesmo após o término da pandemia, as obras permanecerão sendo expostas tanto no ambiente físico como no virtual, oportunizando que o trabalho de artistas gaúchos ultrapasse as fronteiras da Capital.

Consolidada dentro do circuito cultural de Porto Alegre, a Pinacoteca da AJURIS nasceu em 1999 e ganhou o primeiro espaço próprio em 2002. Desde então, anualmente recebe o trabalho de artistas com mostras individuais ou coletivas de fotografia, escultura, gravura, desenho, tapeçaria ou demais artes plásticas. Os trabalhos são definidos por meio de seleção aberta ao público no início de cada ano.

A primeira exposição do novo espaço será da artista Cylene Dallegrave, convidada para abrir o calendário de 2020. Intitulada “Cidade Revista”, a mostra reúne os conhecimentos da artista visual nas três áreas em que tem atuado nos últimos 20 anos: gravura, fotografia e ilustração digital. As imagens exploram diferentes paisagens e detalhes de Porto Alegre.