Magistrado disponibiliza gratuitamente curso online de criação literária

Magistrado disponibiliza gratuitamente curso online de criação literária

Com o objetivo de colaborar com a disseminação de conteúdos nesse momento de isolamento social, o escritor e juiz aposentado José Carlos Rolhano Laitano, ex-diretor Cultural da AJURIS, disponibilizou gratuitamente o curso online Criação Literária – da ideia ao texto, lançado em 2018. 

Com 36 aulas, o curso é inspirado no livro de título homônimo e está sendo oferecido no canal do magistrado na plataforma de vídeos YouTube. As aulas com duração média de seis a dez minutos são disponibilizadas semanalmente, sempre às quintas-feiras. Segundo o magistrado, mais que uma oficina, o curso mostra como os grandes escritores pensam e superam as dificuldades para escrever. Entre os temas trabalhados estão: foco narrativo, tempo verbal, criação de personagens, ponto de virada, a escolha do tema, pesquisa e arquivo, story line, verossimilhança, entre outros.

Além de escritor, Laitano é professor em oficinas literárias e ex-presidente da Academia Rio-Grandense de Letras, onde integra uma das 40 cadeiras da instituição desde 2013. Também foi diretor do Departamento Cultural da AJURIS em duas gestões e participou como autor e organizador de diversas edições do tradicional Caderno de Literatura da Associação. 

Confira as primeiras 10 aulas do curso:


– Aula 1 –
Essa coisa chamada escritor
– Aula 2 – Cotidiano e disponibilidade do escritor
– Aula 3 – A praça
– Aula 4 – A Mente
– Aula 5 – O oceano e o fundo da mente
– Aula 6 – Bloqueio Criativo
– Aula 7 – Texto gestual, oral e escrito
– Aula 8 – Adjetivos
– Aula 9 – Sinônimos
– Aula 10 – Metáfora