Água e sabão: entenda como a higienização é uma aliada contra a Covid-19

Água e sabão: entenda como a higienização é uma aliada contra a Covid-19

A AJURIS está realizando uma campanha para conscientizar a sociedade sobre as posturas responsáveis e cidadãs a serem adotadas para enfrentar a pandemia de Covid-19. Já falamos aqui sobre como usar e higienizar as máscaras faciais.

Água e sabão. Pode parecer simples, mas esses são os grandes aliados da população no enfrentamento ao novo coronavírus (Sars-Cov2). Isso porque o vírus é envolto em uma membrana de gordura (membrana lipídica).

Resumidamente, ao lavar as mãos corretamente e por pelo menos 30 segundos, você impede que o vírus saia de suas mãos e acesse área mais vulneráveis, como as mucosas do nariz, boca e olhos. O sabão quebra a membrana de gordura, desativando o vírus. Veja AQUI como higienizar as mãos.

Acontece que o vírus não fica somente nas suas mãos, então por isso é importante adotar outras medidas de higiene. Confere:

  • Se puder, deixe o calçado que usou na rua, do lado de fora. Caso não tenha essa possibilidade, crie dentro da sua residência uma área de ‘desinfecção’
  • Separe as roupas que utilizou na rua para lavagem
  • Tome banho assim que chegar da rua, lavando o cabelo
  • Higienize as suas compras com água e sabão, álcool 70% ou solução de  hipoclorito de sódio
  • Descarte embalagens e saco plásticos, pois podem servir de meio de contaminação

 

Álcool 70%

Quando estiver na rua, por exemplo, ou em um local sem acesso à água e sabão, use o álcool 70%. O produto com a concentração de 70% tem a quantidade de água adequada para facilitar a entrada do álcool no interior do vírus. E diferente por ter maior quantidade de água que o álcool 92%, por exemplo, demora mais para evaporar.

Seja responsável, cuide de todos!

Veja outros conteúdos da campanha “Seja responsável, cuide de todos!”:

Máscaras de proteção facial: como usar e higienizar