Perfil: Káren Bertoncello, vice-presidente Social

Perfil: Káren Bertoncello, vice-presidente Social

Aos 46 anos e com quase 20 anos de magistratura, Káren Rick Danilevicz Bertoncello assume a vice-presidência Social da AJURIS para o biênio 2020/2021. 

Graduada pela PUCRS em 1998, tem uma extensa trajetória acadêmica: doutora e mestre em Direito Privado pela UFRGS, especialista em Direito Europeu dos Contratos pela Université de Savoie (França) e em Direito dos Contratos (UFRGS). Atualmente está se especializando em Inteligência, Estratégia e Negócios, também pela UFRGS.

Natural de Santo Ângelo, Káren Bertoncello ingressou na magistratura em 2001. Juíza de Direito de entrância intermediária, já atuou nas comarcas de Montenegro, com jurisdição compartilhada, Giruá, Charqueadas, Sapiranga e Canoas, local em que é a titular do 1ºJuizado da 2ª Vara Cível.

Ser magistrada

Autora dos livros “Superendividamento do consumidor: mínimo existencial”, publicado pela Editora RT, resultado da tese de doutorado, e “Tratamento das situações de superendividamento do consumidor”, escrito em co-autoria com a também juíza Clarissa Costa de Lima, Káren Bertoncello enxerga a magistratura com uma vocação: “a dedicação depende do devotamento em tempo integral. Ainda que estejamos em período de lazer, somos observados e avaliados pela relevância da nossa função na sociedade”.

Na busca permanente pelo aperfeiçoamento, uma das características marcantes de Káren, a magistrada também participou de três cursos de formação continuada na Escola da Magistratura Francesa. Lá, durante as aulas ministradas por juízes franceses, que julgam pessoas em situação de superendividamento, a magistrada estudou sobre as rotinas de reinserção social das famílias endividadas e também egressos do sistema penitenciário.

Para além dos processos

Mãe da Sophia, 14 anos, e do Bernardo, 9 anos, quando não está envolvida com as atividades da jurisdição e acadêmicas gosta de praticar tênis e beach tennis, além de viajar, citando a visita à Israel como um dos destinos que indica.

Apreciadora da sétima arte, um de seus hobbys nos momentos de lazer, Káren indica o filme “Sétimo Selo”, de Ingmar Bergman. O enredo tem como pano de fundo a Idade Média, e a partir da história de um cavaleiro, que retorna das Cruzadas, faz reflexões sobre a vida e amor.

Na parte de literatura, Káren também destaca o livro “Outras vidas que não a minha”, do francês Emmanuel Carrière. Dividido em duas partes e com fatos reais, o livro conta a história de uma família que perdeu a filha no tsunami que atingiu o Sri Lanka, em 2004, e na segunda parte a história de dois juízes franceses, Juliette e Etienne.

Desafios da gestão

Na AJURIS, a magistrada, que agora assume a vice-presidência Social, já atuou como diretora da Revista Multijuris e no Departamento de Estudos Estratégicos. No biênio 2010/2011 foi a representante da Associação no Conselho de Administração, Planejamento e Gestão (Conad) do Tribunal de Justiça (TJRS).

Professora na Escola da AJURIS e em diversas instituições, Káren acredita que um dos desafios da gestão é o uso de análises antecipativas e estratégicas em prol da valorização da magistratura: “Nossa dedicação deve ser transformada em insights capazes de reafirmar nosso papel na preservação da sociedade democrática e menos desigual”, finaliza. 

Currículo

Doutora e Mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Direito dos Contratos pela UFRGS. Especialista em Direito Europeu dos contratos pela Universidade de Savoie (França). Professora convidada na Escola da Magistratura (AJURIS), no curso de Especialização em Direito do Consumidor (UFRGS) e na École National de la Magistrature (França), Professora titular na Faculdade de Direito IMED/POA. Diretora Observatório do Crédito e Superendividamento do Consumidor (UFRGS/MJ), Diretora da Comissão Permanente de Crédito (BRASILCON), Coordenadora do Centro de Pesquisa em Direito do Consumidor da Escola da Magistratura da AJURIS.

Formação continuada na Ecole National de la Magistrature (França) e na Columbia Law School University (EUA). Menção Honrosa no Prêmio Innovare 2008, categoria Juiz Individual, pelo trabalho “Tratamento das situações de superendividamento do consumidor”, em co-autoria com magistrada Clarissa Costa de Lima.

Texto: Joice Proença

-Clique aqui para ler o perfil do vice-presidente de Aposentados, Felipe Rauen Filho

Clique aqui para ler o perfil da vice-presidente Cultural, Marcia Kern-