Voltaire de Lima Moraes assume TJRS prometendo diálogo direto com a sociedade

Voltaire de Lima Moraes assume TJRS prometendo diálogo direto com a sociedade

O discurso de posse da nova presidência do Tribunal de Justiça (TJRS) foi marcado pela promessa de uma gestão comprometida com o diálogo e a defesa incondicional da autonomia do Poder Judiciário. Em cerimônia realizada no começo da tarde desta segunda-feira (3/2), o novo presidente da Corte, desembargador Voltaire de Lima Moraes, defendeu a importância do contato direto com todos os setores da sociedade, num diálogo marcado pelo princípio da transparência e a construção de uma gestão co-participativa. 

A presidente da AJURIS, Vera Deboni, e o presidente eleito da Associação, Orlando Faccini Neto, acompanhados de demais membros da direção, estiveram presentes na solenidade, desejando sucesso à nova gestão. “Depositamos muita esperança na nova administração do Tribunal de Justiça. Temos a convicção de que será uma fase centrada na confiança, no respeito, na proposição de ideias e na crença de que dias melhores virão”, destacou Orlando Faccini Neto, que estará à frente da Associação no mesmo período (2020-2021). 

Ao tomar posse, Voltaire elencou as principais diretrizes da nova gestão, entre elas, a “interlocução permanente, franca e leal com os chefes e membros dos poderes executivo e legislativo, na busca de soluções efetivas, envolvendo temas comuns, além de sugerir pautas relevantes que precisam ser aprofundadas”. Também ressaltou a importância do diálogo permanente no campo interno, com colegas, servidores e estagiários.

Ainda, o novo presidente da Corte lembrou as dificuldades que o Poder Judiciário enfrenta com o déficit de servidores e magistrados nas mais de 65 comarcas do Estado. “Para enfrentar esse quadro de dificuldades, vamos nos inspirar na recomendação de São Francisco de Assis: comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível”, frisou o magistrado. 

Sobre o novo presidente do TJRS

Natural de Cachoeira do Sul, Voltaire é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1977. É mestre e doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), instituição em que também é professor da Faculdade de Direito. Nomeado juiz do Tribunal de Alçada em 1997, em vaga de representação da classe do Ministério Público, foi promovido a desembargador do TJRS em 1998, integrando a 11ª Câmara Cível, a qual presidiu.

Na Corte gaúcha também atuou como 2º vice-presidente no biênio 2010/2012. Na mesma gestão foi corregedor-geral da Justiça interino, de abril a dezembro de 2012. Ainda, presidiu o Conselho de Relações Institucionais e Comunicação Social do TJRS na gestão 2008/2010, além de participar como membro do Conselho de Administração e Planejamento no período de 2000 a 2002.

Gestão 2020/2021

Presidente: Voltaire de Lima Moraes
1º Vice-Presidente: Liselena Schifino Robles Ribeiro
2ª Vice-Presidente: Ícaro Carvalho de Bem Osório
3º Vice-Presidente: Ney Wiedemann Neto
Corregedora-Geral da Justiça: Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak