AJURIS recebe a Comenda Porto do Sol por seu trabalho social

AJURIS recebe a Comenda Porto do Sol por seu trabalho social

Em nome da AJURIS, a presidente Vera Lúcia Deboni recebeu no final da tarde desta terça-feira (10/12), em sessão solene na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, a Comenda Porto do Sol. O reconhecimento, proposto pelo vereador Professor Wambert Di Lorenzo (Pros), é feito pelo Legislativo a entidades que, por sua atuação, contribuem com o crescimento da cidade em diferentes áreas sociais.

Em sua manifestação, o vereador destacou o trabalho da magistratura em benefício da sociedade e, ao criticar a Lei de Abuso de Autoridade, lembrou que “um juiz curvado só interessa aos homens maus”. Em relação à AJURIS, fez um apanhado histórico do trabalho da associação e do seu envolvimento em causas sociais. “A AJURIS é um grande instrumento da sociedade gaúcha para a construção do bem comum”, finalizou. O vereador foi interrompido em sua manifestação pelos colegas Reginaldo Pujol (DEM) e Valter Nagelstein (MDB), que também destacaram a atuação da Associação.

Ao receber a comenda, a presidente da AJURIS agradeceu ao reconhecimento do Legislativo municipal. Vera Deboni fez um relato da atuação da Associação em campanhas beneméritas e na área cultural, por meio do Departamento Cultural, que mantém extensa programação ao longo do ano, como exposições na Pinacoteca da AJURIS, a realização do Encontro do Bem, todos eventos abertos ao público. Também destacou o papel do Prêmio AJURIS de Direitos Humanos, que reconhece entidades e pessoas que se destacam em defesa das garantias das liberdades. “São atuações da Associação na área social e junto a entidades da sociedade civil, muitas vezes com o objetivo de garantir o direito à cidadania, sentimento tão caro ao brasileiro. Com certeza, foram e seguem sendo atuações que contribuem para o enriquecimento de Porto Alegre”, disse a presidente. 

A sessão solene foi conduzida pelo vereador João Carlos Nedel (PP). Participaram da mesa, junto com a presidente da AJURIS, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral do RS, desembargadora Marilene Bonzanini (que também saudou a AJURIS da tribuna), o presidente do Tribunal de Justiça Militar do RS, desembargador militar Paulo Roberto Mendes, a presidente da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do RS, Juliana Lavigne, e o presidente da Associação dos Procuradores do Município, César Sulzbach.

O vice-presidente Administrativo e presidente eleito da AJURIS, Orlando Faccini Neto, participou da solenidade ao lado dos ex-presidentes da Associação Ivo Gabriel da Cunha e José Aquino Flôres de Camargo. Também estiveram na sessão solene a vice-presidente Cultural, Madgéli Frantz Machado, o diretor do Foro Central, Amadeo Henrique Ramella Buttelli, diretores da AJURIS e magistrados convidados.