AJURIS participa de posse da nova gestão do TCE

AJURIS participa de posse da nova gestão do TCE

A presidente da AJURIS, Vera Lúcia Deboni, acompanhou a solenidade de posse da nova gestão do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS), que será o presidida pelo conselheiro Estilac Xavier no biênio 2020/2021. Também tomaram posse: vice-presidente, Pedro Poli de Figueiredo, como 2º vice-presidente Alexandre Postal; e corregedor Marco Peixoto, e ouvidor Iradir Pietroski.

Em seu discurso, Estilac Xavier destacou que uma das diretrizes da gestão será ampliar o diálogo com a sociedade, atuando na defesa da Constituição e do Estado Democrático de Direito. O conselheira, ainda, afirmou que pretende manter o caráter pedagógico de atuação do TCE, no entanto, isso não significa renunciar a missão fiscalizadora do órgão.

Participaram também a presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS), Marilene Bonzanini, e o desembargador Alberto Delgado Neto, representando o Tribunal de Justiça (TJRS), o presidente eleito do Tribunal de Justiça Militar e diretor do Departamento de Segurança dos Magistrados, Fábio Duarte Fernandes, e o ex-presidente da AJURIS Eugênio Couto Terra.

Em entrevista concedida ao Correio do Povo, antes da cerimônia, Estilac Xavier manifestou contrariedade ao congelamento dos orçamentos dos poderes e órgãos autônomos, afirmando que é necessário compartilhar a crise, no entanto, não se pode abrir mão da autonomia.